Uma pesquisa das empresas Slack e Duolingo feita a partir de entrevistas com 9.400 empregados que trabalham no esquema híbrido (presencial e virtual) na América do Norte, Ásia e Europa indicou quais são os piores e melhores emojis para se usar no ambiente de trabalho.

O estudo também aponta para os riscos que os vários significados deles eles podem trazer.

Piores e melhores

 

De acordo com o estudo, quatro imagens devem ser evitadas a todo custo, pelo risco de sugerirem mensagens com conotação sexual ou ofensiva:

  • 💋
  • 👅
  • 💩
  • 🍆

 

Do lado positivo, há os emojis que são quase unânimes para sinalizar empatia e compreensão com colegas de trabalho:

  • 😉
  • 💔
  • 🤗

Mesmo emoji, diferentes interpretações

 

O estudo também concluiu que existe uma série de interpretações diferentes até para os emojis “universais”, mesmo que pareça difícil achar outro significado para eles.

No geral, a carinha com sorriso (🙂) sinalizou felicidade e positividade para cerca de 40% dos entrevistados nos continentes onde a pesquisa foi feita. No entanto, outra parte (14%, equivalente a 1.316 pessoas) relatou que tenta expressar “profunda exasperação e/ou desconfiança” com o desenho.

Um emoji bastante contraditório é o da nota do dinheiro com asas: 💸. Significa perda de dinheiro para 28%, enquanto demonstra ganho para 31%.

Tem também o do pêssego (🍑), que pode ser interpretado como uma tentativa de flerte em diversos países ou de forma literal, como costuma ocorrer em países da Ásia.

Produtividade

Além de gerar bons sentimentos, outros emojis também podem melhorar o trabalho dentro dos grupos de conversa.

O símbolo de um guaxinim tapando os olhos (🦝), por exemplo, pode sinalizar de forma educada que uma publicação deveria ter sido feita em outro grupo.

Outros também dizem muito em pouco tempo:

👀 = “dando uma olhada”

✅ = “feito”

🙌 = “muito bem feito”

👍 = “aprovado” ou “feito”

Os círculos (⚪️, 🔵 e 🔴) ajudam a indicar a urgência de um pedido.

Diferenças culturais

O estudo ainda apontou que 53% dos trabalhadores geralmente usam emojis para conversar com colegas, e 73% usam os sinais para conversar com os amigos. Por outro lado, 30% nunca arriscam usar esses recursos com os chefes.

De acordo com o país, a falta de emoji pode ser muito sentida nas mensagens de texto, que acabam sendo consideradas incompletas sem os desenhos.

Os campeões nesse quesito foram Índia (85% consideram que mensagens precisam de emojis), China (74%) e EUA (71%). A taxa global é de 58%.

Fonte: G1