(Reprodução/Twitter)
Se você passou algum tempo nas redes sociais este ano deve ter encontrado esses memes por aí. Alguns deles surgiram no começo do ano, antes mesmo da pandemia, e já andam esquecidos. Outros estão vivendo seus “dias de glória”. E como o ano ainda não acabou, talvez algum meme inesquecível de 2020 tenha ficado fora desta lista.
“Vai pa onde?”
Um ano que começou com esse meme… Em janeiro, o Twitter e o WhatsApp foram tomados pelo menininho de roupa azul que perguntava pra onde estávamos indo (ou pretendíamos ir). O personagem chama Pocoyo e tem mais de 15 anos, mas o meme fez tanto sucesso no começo de 2020 que muitas pessoas usaram como referência para fantasia de carnaval.
https://twitter.com/MrWagnerCabral/status/1304033444826148864?s=20
“Corona váirus” da Cardi B
Quando o coronavírus chegou aos EUA, depois de ser notícia por dias como uma “doença misteriosa” na China, muita gente levou um susto. Entre elas, a rapper Cardi B. A cantora publicou um vídeo falando sobre a confirmação dos primeiros casos no país e logo viralizou pela maneira engraçada como falava. O brasileiro não perdeu tempo e logo criou remixes e versões do vídeo.
“O início de um sonho / deu tudo certo”
Nem só de tristezas, viagens e festas canceladas viveu o brasileiro em 2020. Com esse meme, as pessoas compartilharam suas conquistas e realizações. Teve amizade que começou em briga, formatura de faculdade, adoção de bichinho e muitas histórias de amor.
“Enfim a hipocrisia”
A coerência nem sempre é nosso forte, mas esse meme vai um pouco além. Usando a imagem de um cachorro com olhar de julgamento, qualquer incoerência da vida pode ser questionada. Mesmo as mais involuntárias. Tipo a Ariana Grande ser baixinha ou o Vin Diesel abastecer o carro com gasolina.
“Né, minha filha?”
No início de março, o doutor Dráuzio Varela entrevistou uma detenta que estava há anos sem receber visitas. Durante a conversa, ele comentou a situação com a frase “solidão, né, minha filha”. A frase foi tirada de contexto e, durante a pandemia, muitas pessoas usaram a imagem de Dráuzio para comentar a falta que sentiam de coisas, pessoas ou situações que deixaram para trás durante a quarentena.
“Expectativa X realidade”
O trabalho remoto parecia muito bom até que muita gente começou a fazer. A mesa organizada, a disposição, o tempo livre do almoço para um cochilo e até a presença dos animais de estimação, que prometiam ser muito bons antes da quarentena, acabaram ficando só na imaginação. A realidade é casa bagunçada, pia de louça para lavar na hora do almoço e cachorro latindo durante a reunião.
Mãe no home office
As mulheres, especialmente as mães, foram as mais prejudicadas com a pandemia. Além do desemprego ter sido maior entre elas, o fechamento das escolas fez com que muitas precisassem trabalhar remoto e cuidar dos filhos ao mesmo tempo. A situação difícil foi encarada com bom humor por muita gente e cenas de “mães em home office” com crianças amarradas no sofá ou “trabalhando” junto se espalhassem pelas redes.
“1º dia de trabalho remoto / 200º dia de trabalho remoto”
“Ah, que delícia fazer home office”, disse o trabalhador no primeiro dia. Mas depois de um, dois, três meses trabalhando na sala de casa, a coisa mudou. O pijama virou uniforme de trabalho, as olheiras foram ficando mais evidentes e o banho… que banho?
“Cabeleileila Leila”
O humorista Eduardo Sterblitch criou um anúncio fictício de um salão de beleza para o seu programa no Globoplay. Nele, cabeleireira Leila e seu sobrinho-neto Luís Cláudio apresentam o salão e todos os serviços oferecidos. O anúncio fez tanto sucesso que Cabeleileila Leila ganhou outras versões e agora povoa o imaginário do brasileiro. Aproveite, tem desconto para o Twitter!
“O pai tá on”
O responsável por viralizar a frase nas redes sociais foi o jogador Neymar, que usou a frase para comemorar o resultado de um jogo na Champions League. Para a maioria das pessoas, a expressão é usada para anunciar que está online nas redes sociais, mas também serve para dizer que está esperto, pronto para o que der e vier ou acordado há muitas horas, como o humorista Marcelo Adnet após o nascimento da filha.
“Maria Antônia X Maria Eduarda”
A versão 2020 das “irmãs Ruth e Raquel” foi registrada em uma festa de aniversário. A irmã mais velha, Maria Antônia, estava enciumada com o parabéns da mais nova e resolveu apagar a velinha. Essa “traição” gerou uma reação imediata: Maria Eduarda puxou a irmã pelos cabelos e protagonizou uma cena de novela. No fim da festa, as duas já estavam brincando juntas de novo, mas o vídeo da festa foi assunto nas redes sociais por dias, foi transformado em figurinhas de WhatsApp e, claro, virou meme.
“Trava na beleza”
O vídeo dos irmãos Yarley e Rayssa simulando um ensaio fotográfico viralizou no segundo semestre e junto com ele trouxe a “pose de maloqueira”. Não sabe o que é isso? Pode dar uma olhada no Instagram e repare que famosos, influenciadores e até amigos seus estão posando com o joelho dobrado e dois dedinhos apontados para baixo. O ano de 2020 já está marcado na história como aquele do pão caseiro, do tie dye e das fotos “travadas na beleza”. Se você não fez nada disso, talvez não tenha passado tempo suficiente nas redes sociais.