Ministro Gilmar Mendes – Foto: Divulgação
O ministro Gilmar Mendes, relator da ação que discute a possibilidade de reeleição de presidentes e mesas diretoras da Câmara e do Senado em uma mesma legislatura, deu voto permitindo que Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) concorram novamente aos cargos. A corte começou a julgar o caso à meia-noite de hoje, em plenário virtual.
Gilmar destacou em seu voto que a corte já permite que haja a recondução entre legislaturas e em assembleias legislativas. Em seu voto, o ministro reconheceu a possibilidade de as Casas do Congresso Nacional deliberarem sobre a questão. “O limite de uma única reeleição ou recondução deve orientar a formação das Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal a partir da próxima legislatura, resguardando-se, para aquela que se encontra em curso, a possibilidade de reeleição ou recondução, inclusive para o mesmo cargo”, defendeu.
Até agora, o ministro Dias Toffoli acompanhou integralmente o relator, e o ministro Nunes Marques o acompanhou com ressalvas. Para ele, apenas Davi Alcolumbre pode disputar novo mandato.
O julgamento, iniciado hoje, segue até a noite da próxima sexta-feira (11). No plenário virtual, os ministros devem incluir no sistema como votam. Em caso de divergência, devem apresentar um voto à parte.
Fonte: Congresso em Foco