A força tarefa da Justiça Eleitoral para a realização das Eleições 2018 acontece em todo o país. Com o objetivo de orientar as instruções e procedimentos que devem ser seguidos pela Mesa Receptora de Votos no dia da votação, o juiz da 29ª Zona Eleitoral de Palmas, Luís Otávio Queiroz Fraz, e o chefe do cartório, Adielson Gonçalves, finalizaram o treinamento dos mesários na tarde desta quarta-feira, 19, no auditório do Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.
Alguns pontos destacados pelo juiz Luís Otávio foram os deveres, obrigações e responsabilidades, realizando as funções eleitorais com respeito e seriedade. “Os mesários são os grandes protagonistas do pleito eleitoral”.
Já Adielson Gonçalves destacou as novidades para dinamizar o fluxo no dia da eleição como o aplicativo “Mesário 2018”, o novo leyaute dos cadernos de votação e o guia rápido de mesários. “A intenção é facilitar os trabalhos, já que é um pleito que o eleitor tem que escolher seis candidatos, além de dinamizar a transparência da eleição e atestar a credibilidade das urnas eletrônicas”, explicou.
Rotatividade de funções
Apesar das melhorias pontuais em cada pleito, as atribuições dos mesários são específicas para cada uma de suas funções. Atendendo solicitações e no intuito de possibilitar novas experiências e aprendizados, nesta eleição, foram realizadas eventuais mudanças de mesários em seus papéis.
Como exemplo desta rotatividade, o voluntário Hugo Silva, que vai atuar como 1º mesário, já exerceu as funções de secretário e 2º mesário. “A ação do mesário representa a Justiça Eleitoral no dia da eleição e o contato com o público garante a cidadania democrática”, reforçou o estudante que destacou ainda a concessão ao direito de horas curriculares ao participar voluntariamente do processo eleitoral.
Cronograma de treinamento
Seguindo o cronograma da 29ª Zona, ainda passarão pelo treinamento os auxiliares eleitorais da Capital. Nesta quinta-feira, 20, pela manhã, a reunião será com os convocados para Balcão de Atendimento e Apoio de Seção Eleitoral, e à tarde, Administradores de Prédio, Apoio de Administradores de Prédio e Apoio de Local de Votação. Já na manhã de sexta-feira, 21, serão capacitados os técnicos de transmissão e à tarde o treinamento será oferecido aos mesários que não puderam comparecer aos treinamentos.