Prefeito de Palmeiras do Tocantins, Júnior Noleto – Foto – Divulgação

O prefeito de Palmeiras do Tocantins, Júnior Noleto (MDB), paga os servidores municipais até o final da tarde desta sexta-feira, dia 26. O pagamento está sendo antecipado em três dias do final do mês de fevereiro. Desde que assumiu o mandato em janeiro deste ano, o prefeito Júnior Noleto vem honrando o compromisso de pagar o funcionalismo em dia, apesar da dívida milionária deixada pela gestão anterior, incluindo o salário de dezembro de 2020, quitado na gestão atual. A folha de janeiro também foi paga antecipadamente, no dia 28 do mesmo mês.

Júnior Noleto tem encontrado dificuldades na gestão pelo excesso de dívidas herdadas, mas tem adotado como medida um sério rigor nas contas municipais.

O prefeito esclarece que não operou nenhum milagre para gerir um município sem recursos em caixa, com máquinas e equipamentos sucateados, devendo aos fornecedores e funcionários municipais. “O que nós fizemos foi manter a austeridade, o controle dos gastos públicos, no limite da nossa responsabilidade para prosseguir respeitando as leis”, destaca.

Além de endividado, Palmeiras do Tocantins é um município que recebe a menor cota de Fundo de Participação do Município (FPM), que é 0.6, e que não possui receitas significativas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A situação não é nada confortável e poderá piorar ainda mais, principalmente se a Estimativa Trimestral da ATM estiver correta na previsão de que o FPM do mês de março será 44% menor do que fevereiro.

“Tenho consciência de que nosso pequeno município não pode gastar mais do que o pouco que arrecada e é por essa razão que tivemos a responsabilidade de suspender até as contratações mais urgentes, temporariamente, na esperança de colocar as finanças em ordem, o mais breve possível porque o nosso maior compromisso é com a moralidade pública”, esclarece Júnior Noleto.

Os encargos sociais da atual administração também estão sendo colocados em dia. Segundo Noleto, vários pagamentos deixados em abertos pela gestão anterior foram quitados. “Por ao exemplo INSS de novembro, dezembro do ano passado, incluindo os encargos sociais relativos ao 13º salário de 2020 já quitamos”, relata.

O prefeito encerra tranquilizando a população de que está fazendo o melhor para equilibrar a gestão e colocar a casa em ordem. “Espero em breve deixar as contas atrasadas em dias para podermos realizar com mais afinco as obras e ações que cidade requer e necessita”, sintetiza o prefeito.

Fonte – Assessoria