Brener Nunes

A chuva que caiu na noite desta terça-feira, 03, em Palmas pegou todos de surpresa e gerou vários transtornos pela capital. Conforme o meteorologista José Luiz Cabral da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), choveu 25 milímetros na noite de ontem, e mais 5 milímetros durante a madrugada.

“Diria que é um fenômeno raro, porém, não incomum. Trata-se de um fenômeno meteorológico que está associado a muita instabilidade atmosférica, então, um grande sistema tomou conta do Tocantins Centro-Sul. Uma característica da região, bastante descargas elétricas, trovões e muita chuva rápida. Algo raro, porém não tão incomum de acontecer dentro dos sistemas meteorológicos”, enfatiza o professor da Unitins.

O meteorologista conta que a aproximação do núcleo (nuvem) provoca deslocamento rápido de vento. “Foi muito localizado na região”, disse.

Cabral também afirmou que mais chuvas podem atingir a Capital nesta quarta-feira, 04.

Transtornos

Na noite de ontem, um vento forte e a chuva que derrubaram uma tenda no Bar Dona Maria Beach, e chegou a ser registrado por algumas pessoas que estavam de longe.

A tenda caiu e deixou três levemente feridos. O SAMU esteve no local e prestou total assistência com ajuda dos proprietários e equipe do bar.

Algumas quadras da Capital também ficaram sem energia durante algumas horas.

Na Universidade Federal do Tocantins (UFT), árvores e armários caíram devido aos fortes ventos.