Os cinco dias de folia de carnaval terão reforço policial em diversos municípios tocantinenses que farão programação em circuitos carnavalescos, festas particulares e atrações abertas ao público em geral. O anúncio foi realizado na manhã desta quinta-feira, 28, durante entrevista coletiva em Palmas. Participaram do evento representantes da Secretaria da Segurança Pública, das Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

Contando com uma atuação integrada, as ações visam atender todas as regiões do estado,  sendo que em municípios do interior que contam com grandes circuito de folia (Dianópolis, Porto Nacional e Gurupi) e em Palmas, no Carnaval da Fé, haverá reforço nos efetivos policiais das três forças de segurança.

Para o secretário de estado da Segurança Pública (SSP), Cristiano Sampaio, as atuações conjuntas reforçam a sensação de segurança dos tocantinenses durante os cinco dias de festividades. “Nos principais pontos de festejos, a idéia é que possamos ter uma atuação coordenada e integrada entre os órgãos de segurança: Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros prontos, para dentro das suas respectivas atribuições, dar o melhor atendimento possível à comunidade”, afirmou.

Atuações específicas

A Polícia Militar conta um efetivo de aproximadamente 3.500 mil servidores e cerca de 1000 policiais estarão empenhados na operação integrada de segurança em cada dia de folia, com um reforço de 111 integrantes saindo da capital para auxílio nas cidades do interior, mais 120 militares escalados para atuação em escala extraordinária em todo o estado.

Segundo o coronel Henrique de Souza Lima Júnior, chefe do Estado Maior da Polícia Militar, as cidades e regiões a elas pertencentes que recebem reforço policial militar são: Araguaína, Xambioá, Palmas, Pedro Afonso, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Araguatins, Arraias, Dianópolis, Colinas e Tocantinópolis. Na capital, o distrito de Taquaruçu e os três locais que farão programação particular, também terão aumento do efetivo policial atuante.

“A Polícia Militar realiza o policiamento ostensivo-preventivo, que é sua missão constitucional, buscando tranquilizar a sociedade, com a manutenção da ordem pública. Estaremos com o máximo de policiais militares envolvidos, realizando o policiamento ordinário e o extraordinário nos circuitos de carnaval”, afirmou.

O Corpo de Bombeiros destinará um efetivo de 322 pessoas que estarão de plantão nos sete batalhões estaduais além do da Capital.

Segundo o comandante das unidades operacionais da instituição, major bombeiro Cleber Sobrinho, nos municípios que estão montando estrutura de festividade, já foram realizadas vistorias e análises nos projetos de segurança. “O Corpo de Bombeiros faz uma atuação preventiva, não só estrutura que será montada, como também nos locais que serão fiscalizados. Os projetos são analisados, aprovados, para em seguida o ambiente ser vistoriado. O Corpo de Bombeiros vai estar presente com suas unidades de resgate, combate a incêndio e salvamento”, afirmou.

O major ressaltou ainda que a corporação atua em resgate e salvamento em acidentes de trânsito e que grande parte dos acidentes são decorrentes do uso de bebidas alcoólicas, citando o registro, no ano passado, de 142 ocorrências de atendimento pré-hospitalar decorrentes de acidentes.

Segundo o Delegado-Geral da Polícia Civil, Rossílio de Sousa Correia, em todo o Estado, 15 centrais de flagrante estarão funcionando para registrar todos os tipos de ocorrência. “A Polícia Civil vai atuar em parceria com a Polícia Militar, que atua de forma preventiva. Nós vamos contar com 13 centrais de atendimento (plantão) no interior e mais duas na Capital, com um efetivo de cerca de 500 policiais civis, que foram capacitados e estarão aguardando o registro de possíveis ocorrências encaminhadas pela Polícia Militar”, afirmou.

Além disso, o delegado-geral frisou o cuidado especial que as forças de segurança planejam, durante os dias de carnaval, na prevenção e repressão a crimes de assédio sexual e outros delitos que atinjam grupos vulneráveis, em especial as mulheres, destacando o treinamento recebido pelos policiais civis e militares para atuar na prevenção e combate a este tipo de criminalidade, que, ocorrendo, terão prioridade de atendimento nas centrais da Polícia Civil em todo o estado.

Balanço do Carnaval

Para garantir o fluxo de informações referentes a todos os circuitos carnavalescos do Estado, o secretário de Comunicação, João Neto, informou que boletins jornalísticos serão emitidos diariamente. “Ao final da manhã de cada dia de folia, estaremos divulgando aos veículos de comunicação as informações do Carnaval tocantinense”, afirmou.

A operação integrada de segurança pública para o Carnaval de 2019, no Tocantins, terá início às 19h desta sexta-feira, 1º de março, com encerramento na quarta-feira de cinzas, 6.

Acompanha as redes da Gazeta ativas 24 horas por dia.

O objetivo é manter permanentemente os leitores bem informados e capazes de tomar decisões com base no conhecimento do mercado que a Gazeta do Cerrado traz minuto a minuto em suas matérias dinâmicas, em primeira mão e exclusivas.

📍 Não fique no palpite de terceiros. Confira a análise e as notícias da Gazeta do Cerrado e garanta a sua opinião sólida e bem formada.

Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/

Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09

Facebook com as transmissões 🔴 AO VIVO:🔴 https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br/

YouTube com as vídeo reportagens: https://www.youtube.com/channel/UC9yBFVbNL2mHmS981ZHD0ug

WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE

Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares.

Estamos sempre a disposição.
Para denuncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796

Gazetadocerrado.com.br
Para mentes pensantes