Maju Cotrim

O Twitter tocantinense ficou em polvorosa na noite desta quarta-feira, 16, quando matéria feita pela CNN citou a possibilidade da ministra Damares se candidatar a algum cargo eleitoral no próximo ano pelo Tocantins.

Nos comentários muitas críticas já que a ministra não tem ligação política direta nem mora no Estado.

Segundo a CNN, Damares Silva ainda não decidiu por qual estado deverá sair. Nos bastidores, fala-se em se lançar pelo Tocantins.

A Gazeta ouviu alguns parlamentares tocantinenses que atuam em Brasília que afirmaram não ter ouvido falar desta possibilidade. Alguns dizem também ter sido pegos de surpresa com a informação.

Damares é próxima de alguns parlamentares tocantinenses, sempre recebe demandas do Estado em seu gabinete porém de cunho institucional. Como nada é impossível na política resta aguardar e acompanhar as próximas movimentações.

O fato é que a cotação do veículo nacional deixou os amantes da política no Tocantins de orelha em pé.

No campo político ninguém admite que alguma articulação neste sentido esteja em curso.

Candidatos do Bolsonaro

Segundo a CNN, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já tem em mãos a lista dos ministros que deverão deixar seus cargos no ano que vem para disputar as eleições de 2022 em seus estados.

São 11 ministros de estado que ele e seus auxiliares já dão como certo que deixarão seus cargos e outros dois que também devem seguir o mesmo caminho. Como há 23 ministros na Esplanada, metade do ministério de Bolsonaro deverá ir às urnas.

Veja o que diz a CNN:

Os 11 ministros da lista do presidente e os respectivos estados em que devem se candidatar são:
* Damares Silva (dúvida)
* Flavia Arruda (DF
* Gilson Machado (PE)
* Fabio Faria (RN
* João Roma (BA)
* Marcos Pontes (SP)
* Onyx Lorenzoni (RS)
* Ricardo Salles (SP)
* Rogério Marinho (RN)
* Tarcísio Freitas (SP)
* Tereza Cristina (MS)