Obra vai beneficiar mais de 1,5 milhão de pessoas

Equipe Gazeta do Cerrado

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) assinou a ordem de serviço para o começo da construção da ponte entre Xambioá, no norte do Tocantins e São Gerando do Araguaia, no Pará.

 

O anúncio foi feito pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas nas redes sociais. “Nova ponte ligando Tocantins e Pará. @MInfraestrutura segue com boas notícias. Assinamos hj a Ordem de Serviço para finalmente começarmos a construção da ponte sobre o rio Araguaia que vai ligar TO e PA, na BR-153. Cronograma de obras públicas do Governo @JairBolsonaro avançando”, disse.

Ele prevê a entrega para setembro de 2022.

O governador Mauro Carlesse comemorou. “Mais um pleito nosso atendido pelo Governo Federal.
Essa é uma das obras que compõe o plano de obras estruturantes que o Tocantins precisa”, disse.

Obras – Divulgação

Segundo o Dnit, a previsão de entrega é para setembro de 2022 e ao todo o projeto deve custar R$ 157 milhões.
A ponte em questão foi prometida ainda em 2017, quando o então presidente da República Michel Temer visitou a região e assinou o contrato.

Desde então, a licitação ficou parada por disputas judiciais que só foram resolvidas recentemente.

Quando ficar pronta, a ponte terá 1.724 metros de extensão e a expectativa é que mais de 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas. A estrutura vai compôr a BR-153, que é uma das principais vias para escoar a produção agrícola do Tocantins e também de estados vizinhos. Atualmente a travessia é feita através de balsas.