Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado
O governador do Tocantins, Marcelo Miranda (MDB), o pai dele, o irmão e outras cinco pessoas foram denunciadas criminalmente pelo Ministério Público Federal nesta quinta-feira, 12.
De acordo com as informações do MPF, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Campbell, determinou a abertura de mais sete inquéritos contra o governador e sua família por lavagem de dinheiro entre outros crimes.
Ainda não se sabe sobre o teor da denúncia, mas elas podem estar ligadas à operação Reis do Gado, deflagrada em 2016 pela Polícia Federal.
Na época, o governador Marcelo Miranda, o pai, José Edmar Brito Miranda e o irmão José Edmar Brito Miranda Júnior estavam sendo denunciados por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e associação criminosa. Grandes empreiteiros e diversas pessoas que supostamente eram ligadas ao grupo criminoso também foram indiciados e denunciados à Justiça.
Na decisão que foi dada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, não houve alguma manifestação sobre as denúncias que foram feitas pelo Ministério Público Federal, todavia, Mauro Campbell deu um prazo para que os advogados de defesa dos envolvidos se manifestassem imediatamente sobre o caso.
Outros sete inquéritos que vão apurar os suspeitos de terem cometido os crimes foram abertos.
Outro Lado
Nossa equipe tentou ouvir a defesa de Miranda sobre o assunto mas não obteve sucesso. O espaço continua aberto para manifestação da defesa dele.