O Ministro dos Transportes Renan Filho anunciou à senadora Professora Dorinha (UB/TO) que a ponte de Xambioá será inaugurada ainda em 2023. O anúncio foi feito durante a audiência pública conjunta das comissões de Desenvolvimento Regional e de Serviços de Infraestrutura, nesta terça-feira, 21.

“Não há falta de recursos. As obras estão bem próximas a 80% e nós vamos concluir esse ano. Lançamos o plano dos primeiros 100 dias de governo e, até o final dos 100 dias, faremos o plano de 2023, com todas as entregas distribuídas por mês, quando anunciaremos a data de entrega da ponte de Xambioá”, afirmou o ministro.

A senadora ainda questionou o ministro sobre as obras de duplicação da BR 153. Ele explicou que a primeira etapa do projeto foi concluída, que foi a restauração da rodovia. “A rodovia foi 100% recuperada. A ANTT autorizou a cobrança de pedágio e agora teremos o cronograma do projeto de duplicação”.

Professora Dorinha também falou sobre a necessidade da conclusão e federalização da BR 010 e o início da BR 235. O ministro informou que há um estudo de viabilidade técnica. “A licitação do projeto de construção deve ser publicada até maio deste ano e, depois de termos o projeto, poderemos discutir o que poderemos apresentar sobre esse pleito”, disse Renan Filho.