A prefeita Cinthia Ribeiro e o secretário Municipal de Saúde Whisllay Bastos foram recebidos nessa quarta-feira, 25, pelo novo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, em seu gabinete no Ministério da Saúde, em Brasília. O encontro foi agendado para que a prefeita e o secretário da Saúde da Capital do Tocantins, apresentassem um pouco dos projetos e ações que a Rede de Saúde vem desenvolvendo na missão de cuidar das pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) em Palmas.
Na ocasião, a prefeita solicitou ao ministro novos repasses de verbas federais destinadas ao SUS para as construções do Centro de Saúde da Comunidade Taquaruçu; do Centro de Cirurgias Eletivas e da sede definitiva do Samu que tem valor estimado em 2,1 milhões.
“Apesar da crise econômica que afetou todo país e, consequentemente, o custeio da saúde pública, Palmas tem se reinventado para garantir qualidade dos serviços prestados na saúde. Entregamos obras como o Ambulatório Municipal à Saúde (Amas), novos Centros de Saúde da Comunidade bem equipados, entre outras importantes ações. Mas sabemos que o maior financiador é o Governo do Federal, por isso estamos aqui hoje para pleitear mais recursos para a nossa cidade”, lembra a prefeita.
A gestora pediu ainda adequação dos recursos de custeio das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para o nível máximo de operação, pois de acordo com o secretário Whisllay Bastos, há mais de dois anos, Palmas oferta atendimentos muito acima do limite máximo exigido pelo Ministério da Saúde. O secretário aproveitou para pleitear também a habilitação de três equipes do Programa Saúde da Família, 17 equipes para o Programa de Saúde Bucal e duas do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (Nasf).
E as demandas não pararam por aí. Os gestores solicitaram a autorização para ampliação do Programa Mais Médico, com a contratação de mais dez profissionais; iniciar a transferência de recursos para o Programa Consultório na Rua, que vem sendo desenvolvido desde 2016 com recursos próprios do município; a adesão ao GraduaCEO Brasil Sorridente modalidade Il e a ampliação do aumento de Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) em R$15 milhões.
O titular da pasta disse que ficou bastante impressionado com o acolhimento que o novo ministro deu a todas as demandas apresentadas por eles. “De forma pausada o ministro ouviu todos os nossos anseios, pediu informações complementares sobre alguns pontos apresentados, evidenciando a legitimidade dos pedidos e demonstrou interesse em analisar e, se possível, atender. Ele também convidou assessores do Ministério para dar alguns encaminhamentos e pediu posições sobre algumas demandas que já haviam sido solicitadas anteriormente”, pontuou o secretário Whisllay acrescentando que a reunião com o ministro foi bastante amistosa e que inclusive Gilberto Occhi demonstrou interesse em atender o convite para conhecer de perto o trabalho realizado em Palmas.