Ministro Tarcísio Freitas – Reprodução

Maju Cotrim

A ANTT e o Ministério da Infraestrutura realizaram nesta quinta-feira, 29, às 14h, o leilão da BR-153/080/414/TO/GO, na B3, em São Paulo.

O Tocantins se mobilizou há duas semanas para ter também prioridade na execução da obra. O governador Mauro Carlesse participou de cerimônia ao lado do ministro Tarcísio de Freitas.

O ganhador do leilão da Concessão Rodoviária das BR-153/TO/GO e BR-080/414/GO, foi o Consórcio Eco 153. Com a oferta no valor de outorga R$ de 320 milhões.

O ministro de Infraestrutura Tarcísio de Freitas afirmou na cerimônia que conseguiu atrair a atenção das maiores empresas de concessão do país. “Vamos fechar o mês com 30 ativos transferidos para a inciativa privada”, disse.

“A demonstração do que é o Brasil foi dada neste mês de abril”, comentou sobre a confiança na economia e no atual momento do país.

“As pessoas vão ter vidas poupadas e terão uma rodovia de melhor qualidade”, disse citando o governador Mauro Carlesse. Ele completou: “tenho certeza que o governador e a bancada estão felizes”, disse.

“Estou feliz com os resultados alcançados”, pontuou.

A concessão é válida por 35 anos, prorrogáveis por mais cinco anos. O leilão usou o modelo híbrido, oferta de menor valor de tarifa de pedágio e o maior valor de outorga.

A Ecorodovias venceu a rival CCR, que ofereceu pelo trecho uma outorga de 117 milhões de reais. Ambas haviam ofertado cobrar 0,10128 real por quilômetro de pedágio, deságio de 16,25% em relação ao valor definido no edital.

De acordo com o ministério, no total, serão investidos cerca de R$ 14 bilhões em duplicações e melhorias na segurança viária e na contratação de serviços ao usuário, que possibilitarão a criação de quase 120 mil postos de trabalho ao longo de um contrato de 35 anos.

O sistema rodoviário da BR-153/414/080/TO/GO compreende 850,7 quilômetros de extensão entre Anápolis, no estado de Goiás, e Aliança do Tocantins, sendo a principal ligação dos estados do Tocantins, do Maranhão, de Pará e do Amapá com o Centro-Sul do país.

O Programa de Exploração da Rodovia inclui a duplicação obrigatória de 623,3 quilômetros – 349,2 quilômetros do terceiro ao décimo ano, e mais 274,1 quilômetros entre o 19º e o 25º ano –, além de faixas adicionais, vias marginais, dispositivos de interconexão em desnível, passarelas de pedestres, passagens inferiores, iluminação nas travessias urbanas e nas vias marginais, dentre outras melhorias. Também está previsto o atendimento 24h ao usuário que utilizar a via.