A Prefeitura de Miracema, preocupada com a situação das queimadas no município e no Estado, implantou a brigada de incêndio remunerada há mais de 10 anos. Dos 139 municípios do Estado, apenas 64 realizam serviços de brigada. As informações são da Defesa Civil do Tocantins. Desde janeiro, o Estado já acumula mais de 6,4 mil focos de queimadas.

De acordo com relatório da Brigada Municipal de Prevenção, Controle e Combate do Fogo, que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, desde julho foram registrados 30 focos de incêndio, sendo 28 causados por queima de lixo em quintais, tanto no perímetro urbano como na zona rural, ou seja, 93,3% dos incêndios poderiam ter sido evitados.

Incêndio em Miracema – Foto: Marcelo Pereira (Brigada)

Segundo o coordenador da Brigada, Marcelo Pereira da Cruz, “as pessoas precisam ser mais conscientes e se preocuparem mais com o outro, só assim tomarão a atitude correta, evitando queimadas, preservando o meio ambiente e a saúde de todos”.  Em caso de ocorrências no município, a população deve ligar para (63) 98484-6323 ou 99982-6323.

Em entrevista ao G1 Tocantins, o tenente-coronel Geraldo da Conceição Primo, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, ressalta que, sem o apoio da sociedade fica difícil a batalha contra os incêndios florestais. “Denuncie quem estiver colocando fogo. Ligue no telefone 190, da Polícia Militar; no 153 da Guarda Metropolitana de Palmas, caso o incêndio seja na capital, ou no 0800 63 1155, do Naturatins. É dessa forma que a população pode nos ajudar e só assim vamos conseguir reduzir os focos de incêndios em nosso Estado”, afirmou.

Outro pedido do tenente-coronel serve também como alerta. “Não coloquem fogo na vegetação achando que poderá controlar a situação. Isso foge do controle e se torna um grande incêndio, causando danos ao meio ambiente e para a saúde das pessoas”.

Os dias secos e o calor extremo são fatores que contribuem para aumentar a ocorrência de incêndios nas áreas de matas e cerrados. Mas boa parte das queimadas poderiam ser evitadas com pequenas atitudes e mais cuidado com o ambiente.

Você pode ajudar a evitar queimadas neste período de estiagem com algumas atitudes simples:

•       Não jogue bitucas de cigarros na estrada ou em grandes avenidas.

•          Não deposite lixo, especialmente vidro, em terrenos baldios.

•          Não queime lixo.

•          Não solte balões.

Fonte: Ascom Miracema do Tocantins

______________________________________________________________________

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:

Instagram - Gazeta do Cerrado

Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/

Twitter - Gazeta do Cerrado

Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09

Facebook - Jornal Gazeta do Cerrado

Facebook: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  

YouTube - Gazeta do Cerrado

YouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG Grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE     Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.   Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319   Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796  

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes