Em manicure com gel, é usada luz ultravioleta cuja radiação é prejudicial à saúde e provocou o aparecimento de um melanoma em Karolina Jasko
Ir à manicure parece um ato inocente e inofensivo, mas pode ser prejudicial. Karolina Jasko, uma miss de concursos de beleza nos Estados Unidos, desenvolveu câncer de pele de tanto usar unhas de gel e acabou tendo que remover uma de suas unhas para se livrar do tumor.
O diagnóstico veio quando Karolina reparou que logo abaixo de sua unha do dedão na mão direita havia uma linha preta, que ia da ponta à cutícula. Ela foi a um dermatologista ver o que era e foi informada de que era um câncer de pele desenvolvido de tanto ela usar unhas de gel .
O motivo? Essa técnica específica de manicure exige que as unhas sejam expostas a luz ultravioleta, cuja radiação é extremamente prejudicial à saúde – até por isso é essencial usar protetor solar ao tomar sol, por exemplo. Normalmente, esse tipo de reação não acontece só por fazer as unhas vez ou outra, mas como Karolina, devido a sua rotina de concursos, precisava sempre estar com as mãos feitas, ela acabava ficando muito mais em contato com a luz e a radiação.
“E o pior foi que eu demorei para perceber que havia algo errado, porque sempre estava com as minhas mãos feitas. Foi só quando se formou nitidamente uma linha preta sob a minha unha que estranhei e fui ao médico”, disse a miss ao “The Sun”.
Fazendo as unhas com frequência ou não, diferentes associações de combate ao câncer estão recomendado às mulheres que usem protetor solar nas mãos e luvas “sem dedos” durante o tratamento de beleza com gel para minimizar os efeitos dos raios.
Fonte: Delas – iG