O gerente de projetos do Banco Mundial (Bird), Satoshi Ogita, chegará ao Tocantins nesta quarta-feira, 30, para acompanhar o andamento das obras do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) no estado. A Missão do Banco Mundial, liderada por Satoshi Ogita cumprirá até o dia 12 de dezembro, uma agenda de trabalho, com reuniões com as equipes técnicas dos órgãos públicos estaduais coexecutores do projeto.
A primeira reunião acontecerá nesta quarta, às 16h na Secretaria de Planejamento e Modernização da Gestão Pública (Seplan) com a participação de todos os representantes dos órgãos parceiros do PDRIS. Já na quinta-feira, 1, os consultores do banco voltam a se reunir com os técnicos da Seplan para obter informações sobre a elaboração do Plano de Zoneamento Ecológico-Econômico do Tocantins (ZEE) que é financiado pelo banco e discutir outras atividades que estão em fase de final de licitação.
O diretor da Unidade de Gerenciamento do PDRIS na Seplan, Maurício Fregonesi, explica que a visita dos consultores do Bird é rotina do banco para acompanhar de perto o andamento das ações previstas no projeto. Entre os compromissos já agendados pelos executivos do Banco Mundial está uma visita aos municípios atendidos pelo projeto para avaliar o andamento de obras de recuperação de estradas vicinais realizadas por meio do Contrato de Reabilitação e Manutenção de Rodovias (Crema).
PDRIS
O PDRIS é um projeto de infraestrutura e modernização da gestão pública prioritário do governo que busca promover a melhor eficácia dos transportes rodoviários e maior eficiência dos serviços públicos no Tocantins. O Projeto beneficia 72 municípios tocantinenses.
Coexecutores do PDRIS
Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan); Secretaria da Educação (Seduc); Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto); Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro); Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden); Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins).