O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, realizou, nesta sexta-feira, 2, uma visita à sede da Demà Jovem, renomada organização especializada em programas de aprendizagem, localizada na cidade de Barcelona, na Espanha. O objetivo da visita foi apresentar o programa Jovem Trabalhador e firmar um acordo que possibilitará o intercâmbio entre jovens espanhóis e brasileiros por meio do programa executado pelo Governo do Tocantins.
O programa tem como objetivo promover a qualificação profissional de jovens, oferecendo oportunidades para sua inserção no mercado de trabalho. A parceria com a Demà Jovem abrirá portas para que os jovens tocantinenses possam vivenciar uma experiência internacional, ampliando seus horizontes e adquirindo novos conhecimentos.
Durante a visita à sede da Demà Jovem, o governador Wanderlei Barbosa foi recebido por autoridades da organização e teve a oportunidade de apresentar os detalhes do programa e seus benefícios para os jovens do estado do Tocantins. O Governador destacou a importância do intercâmbio, da troca de conhecimentos e como isso traz benefícios para o Tocantins em várias esferas, como a área de tecnologia. “Estou muito satisfeito em estar aqui hoje, firmando este acordo que possibilitará que os jovens do Tocantins tenham acesso a oportunidades de aprendizado e crescimento em um cenário internacional. A parceria com a Demà Jovem é fundamental para que possamos oferecer uma formação de qualidade aos nossos jovens, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho”, afirmou o Governador.
Durante o encontro ficou firmado um acordo entre os países, no qual 10 jovens tocantinenses inclusos no Jovem Trabalhador passarão por experiências na Espanha para realização de atividades culturais, socioambientais e educacionais, por meio do programa. A seleção para o intercâmbio se dará por meio de um sorteio com os jovens que tiverem melhor desempenho dentro do programa.
O co-presidente da Demà Jovem Josep Gassó Espina, expressou entusiasmo com a parceria estabelecida. “Estamos felizes em receber o governador Wanderlei Barbosa em nossa sede e saber que o Tocantins executa projetos como esse. Essa é uma grande oportunidade para eles, é muito importante que eles façam esse intercâmbio”, frisou Josep.
Para o presidente da Renapsi, Lucas Meira, o Tocantins está de parabéns por executar um projeto como esse, levando oportunidade para outros municípios distantes da Capital. “Precisamos reconhecer o quanto isso é grandioso, o Governo do Tocantins está preocupado com os jovens, principalmente aqueles que moram longe da capital Palmas, em cidades menores. O Tocantins é um Estado novo, o mais jovem do Brasil, e iniciativas como essa mostram o compromisso da gestão com os seus jovens”, afirma Lucas.
O governador Wanderlei Barbosa também ressaltou a importância de investir na educação e na formação profissional como estratégias para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Ele destacou que o programa Jovem Trabalhador tem também um forte impacto positivo para a sociedade e que o intercâmbio entre jovens de nações diferentes proporciona uma evolução mútua onde todos saem ganhando. “Queremos trabalhar com a nossa população mais jovem, capacitando ela para que possa melhorar de vida. O intercâmbio ocorre em vários países, com sucesso, então somos gratos por essa oportunidade importante para a formação dos nossos jovens”, finaliza o governador Wanderlei Barbosa.
Programa Jovem Trabalhador
Desenvolvido pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), o programa Jovem Trabalhador contempla jovens de 16 a 21 anos, de todo o Estado, que vão assinar um contrato de trabalho formal, podendo ter duração de um ano, com remuneração de meio salário mínimo de hora trabalhada, recebendo uniforme, crachá, vale-transporte, 13° salário, seguro de vida, férias e atendimento psicossocial e psicopedagógico. Esse é o maior programa de aprendizagem para o público jovem na história do Estado, sendo iniciado no dia 1° de maio e, desde então, mais de 2 mil jovens já se inscreveram.
As vagas serão distribuídas em órgãos públicos do Executivo, Legislativo e Judiciário Estadual, além do Ministério Público Estadual (MPTO), do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e dos municípios. O programa Jovem Trabalhador é financiado com recurso do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep-TO).
Demà Jovem by Renapsi
Demà Jovem é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), com 30 anos de atuação no Brasil, que une educação, trabalho e tecnologia inovadora com impacto social para criar oportunidades na vida de jovens, empresas e de toda a sociedade. A Demà Jovem by Renapsi promove a formação de qualidade de jovens em situação de vulnerabilidade, visando a inclusão social e inserção no mercado de trabalho, tendo aplicado suas atividades em todo o mundo.
Missão no exterior
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, está em missão oficial na Europa desde o dia 28 de maio até o dia 9 de junho. Acompanhado da equipe técnica, o Governador já cumpriu agenda institucional na Estônia, estando agora na Espanha, seguindo posteriormente para a Suíça. Dentre os temas debatidos estão a Governança Digital, intercâmbio para o programa Jovem Trabalhador e questões ligadas ao meio ambiente.