A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está intensificando nos municípios que fazem divisa com o estado do Pará, o monitoramento em armadilhas da praga mosca da carambola (Bactrocera carambolae), que é uma praga quarentenária presente que ataca espécies frutíferas e pode causar grandes prejuízos econômicos.

O monitoramento da praga é feito em todo o Estado, porém, como a praga está presente no estado do Pará, a Adapec tem intensificado os cuidados nesta região de fronteira. “Mesmo em meio a pandemia é estratégico para o Tocantins o monitoramento de pragas que possam afetar o nosso patrimônio fitossanitário, por isso, a Adapec continua atenta para que os produtores tocantinenses continuem produzindo e comercializando frutas com qualidade e sem prejuízos econômicos,” disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

Segundo o Responsável Técnico pelo Programa Estadual de Fruticultura da Adapec, Helcids de Sá Reis, o Tocantins possui status de área sem ocorrência da praga. “Temos hoje mais de 100 armadilhas espalhada em todas as regiões do Estado, e, conforme o Decreto Federal nº 10.282 de 20/03/2020, que consideram atividades essenciais as ações de prevenção, controle e erradicação das pragas dos vegetais, o monitoramento está sendo realizado entre 14 a 21 dias, onde é feita a substituição do feromônio e troca do piso adesivo nestas armadilhas, e os inspetores verificam se há ou não presença da praga,” explicou Helcids.

De acordo com a Instrução Normativa do Ministério da Agricultura nº 28/2017, o Estado está classificado com nível de alto risco por fazer fronteira com o estado do Pará que possui algumas regiões produtoras com a presença da mosca-da-carambola.

Mosca-da-carambola

A mosca-da-carambola é caracterizada como praga quarentenária presente no Brasil, e sua dispersão pode causar grandes prejuízos econômicos. A praga causa danos não apenas na carambola, mas em diversas outras frutas como goiaba, acerola, tangerina, caju, pitanga, entre outras.

Fonte: Ascom Adapec – TO

#SóNaGazeta
#Adapec
#MoscaDaCarambola