Por Marco Aurélio Jacob
O mercado de carros elétricos se expande e chega ao Brasil dois modelos híbridos que prometem economia e autonomia. A montadora chinesa Zotye aposta no mercado latino e vem para o Brasil em outubro deste ano. Inicia sua operação comércio/industrial com a venda de dois modelos: o urbano E200 e o sedã Z500 -EV:
Negócio principia com a homologação dos veículos junto ao governo brasileiro e pequena importação de lote completamente montado, à espera da definição conceitual do governo federal em nova legislação – hoje gestada sob o carimbo de Rota 2030. Ali estarão os parâmetros para a indústria, o desenvolvimento tecnológico e os incentivos para alcançá-los, incluindo tributação sobre híbridos e elétricos.
O governo brasileiro não demonstra pressa em solucionar as novas taxas e subsídios para o novo setor da indústria automobilística brasileira.
Após, incremento em volumes e, acredita, até o final de 2019 passará a montar no Brasil em crescente agregação de partes nacionais. Segundo Cadu Barbosa, diretor da Zotye para relacionamento governamental, tal índice deverá atingir 70% em cinco anos.
Os produtos
O E200 é um subcompacto – veja-o como o Smart Fortwo da Mercedes : 2,73 m de comprimento; 1,60m de largura; 1,81m entre eixos. Motor elétrico com 81 cv, velocidade final de 120 km/h, autonomia de 180 km/carga, interior refinado em decoração e conectividade.
Quanto ao Z500, está em outro oposto do mercado. Grande para os padrões nacionais – 4,75m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos -, tem motor com 128 cv, e autonomia de 250 km/carga.
Com informações da (AutoPapo)