Nesta quinta-feira, 27, começa em Palmas a quarta rodada da pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope) e testagem por amostragem para mapear a Covid-19. Nesta etapa serão percorridas novamente 25 quadras e bairros de Norte a Sul da Capital e 250 pessoas serão testadas e entrevistadas. A previsão é que a pesquisa ocorra até o próximo sábado, 29, podendo ser prorrogada por mais dias, caso a meta não seja atingida.
A iniciativa é do Ministério da Saúde, realizada pelo Ibope, sob coordenação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o apoio operacional da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus).
Nove entrevistadores, uma técnica em enfermagem e uma enfermeira fazem parte da equipe que visitará a população palmense. A equipe foi testada para detectar o novo coronavírus e está saudável. Durante a pesquisa, todos usarão os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários, de acordo com as normas sanitárias, para a realização dos testes em domicílio.
Pesquisa
O intuito da pesquisa é estimar o percentual de brasileiros com anticorpos, avaliar a velocidade de expansão da infecção, determinar o percentual de infecções sem sintomas, avaliar os sintomas mais comuns, obter cálculos precisos da letalidade, com estimativas do percentual de infectados na população. Também visa estimar recursos hospitalares necessários para o enfrentamento da pandemia e permitir a criação de estratégias para sair das quarentenas.
Covid em Palmas
O Boletim Epidemiológico de Palmas desta quarta-feira, 26, informa mais duas mortes ocasionadas por complicações decorrentes da Covid-19 na Capital que, agora soma 83 óbitos pela doença. A taxa de letalidade continua em 0,7%.
Conforme o documento, as duas vítimas eram homens. Um deles tinha 78 anos, sofria de hipertensão e estava hospitalizado em leito público de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O outro paciente tinha 53 anos, possuía diabetes, hipertensão e também estava internado em leito público de UTI.
Em Palmas foram feitos 415 testes na última rotina de exames e a Capital teve 211 novos diagnósticos positivos para a Covid-19, sendo 112 mulheres e 99 homens. Do número, 210 pessoas estão em isolamento domiciliar e uma está hospitalizada.
Após a confirmação dos novos diagnósticos, o município conta 11.301 casos acumulados da enfermidade, dos quais 5.323 estão isolados e 53 encontram-se internados. A Vigilância Epidemiológica também registra 47.415 notificações para síndrome gripal, sendo que 14.316 diagnósticos foram descartados para a Covid-19.