Mosquito Aedes Aegypti – Foto – Divulgação
Em decorrência ao aumento no número de casos de dengue, zika e chikungunya no Tocantins, bem como no município de Paraíso do Tocantins, o Secretário Municipal de Saúde, Arllérico André faz um apelo a população, para que sejam combatidos os focos de dengue na cidade.
Segundo o Secretário, 80% dos criadouros estão nos quintais e residências: “Nós pedimos que as pessoas façam uma vistoria em seus quintais e eliminem todos os possíveis criadouros bem como os proprietários de terrenos baldios.”
O município vem realizando ações de rotina, que são as visitas domiciliares realizadas pelos agentes de endemias, que tem o objetivo de eliminar os focos e realizar a coleta das larvas para identificação do mosquito Aedes Aegypti, são realizadas ainda, ações emergenciais, como borrifação em locais onde há maior número de casos confirmados, mutirões em áreas de risco, inspeções quinzenais em pontos estratégicos.
Além disso, são realizadas ações emergenciais como o levantamento rápido de infestação predial que teve início na última quarta-feira, que é o mapeamento da cidade para identificar onde estão sendo encontrados mais larvas do mosquito da dengue. A Secretaria Municipal de Saúde faz ainda a notificação de proprietários de terrenos baldios, com prazo de sete dias para limpeza do local.
Carro Fumacê
O Secretário da pasta, Arllérico André reforça que apesar de todas as ações, o mais importante é sensibilizar a população: “Enquanto cidadãos, nós precisamos assumir essa responsabilidade e fazer a nossa parte. No início do mês, o prefeito Celso Morais solicitou junto ao estado, o envio do carro Fumacê para a cidade, que vem como uma ação complementar. Mas só o carro Fumacê não irá resolver o problema, precisamos que a população assuma responsabilidade e faça sua parte.”
Fonte – Secom Paraíso do Tocantins