Imagen foi divulgada por um internauta – Foto – Divulgação
Lucas Eurilio
Uma das recomendações mais importantes feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Órgãos Saúde durante a pandemia é não promover e estar aglomerações, que causam a contaminação e disseminação da Covid-19.
Neste sábado, 29, após anunciar que vai abrir uma barreira sanitária, na próxima segunda-feira, 31, para impedir a entrada da cepa indiana no Estado, o prefeito de São Miguel do Tocantins, Alberto Moreira (Solidariedade) foi flagrado em uma festa – mega aglomeração – onde ninguém usava máscara e não seguia as regras de distanciamento.
São Miguel fica na região do Bico do Papagaio e faz divisa com a cidade de Imperatriz (MA).
Os primeiros casos da cepa indiana foram confirmados no estado do Maranhão, em São Luis e outras cidades do Tocantins também planejam abrir barreiras sanitárias já a partir desta semana.
Além do prefeito, o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Renildo Alves Silva (PL) também estava na aglomeração e ambos não faziam o uso de máscaras, assim como o restante dos que participavam da festa.
Nossa equipe falou com o prefeito Alberto Moreira. Ele confirmou que estava no evento e disse que apenas 0,2% da população da cidade foi atingida pela Covid-19.
Afirmou ainda que não houve negligência com nenhum paciente do município.
“Menos de 0,2% da população atingida pelo vírus aqui na nossa cidade. Temos um protocolo de medicamentos que salva vidas. Não podemos deixar os donos de bares e casas de eventos há dois anos sem trabalhar. Já estamos organizando pra abrir as escolas e tudo voltar ao normal. Todos os pacientes que procuraram atendimento na hora certa foram curados. Estou rígido pra não faltar medicamentos”, ressaltou.
Perguntamos o prefeito ainda se no evento havia alguma fiscalização ou barreira para verificar se moradores de outros Estados vizinhos parciparam da festa e se ele achava correto aglomerações nesse atual momento, com todos sem máscaras, mas os questionamentos não foram respondidos.
Nossa equipe ainda tenta contato o presidente da Câmara Municipal.
Casos de Covid em São Miguel
Conforme o último Boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES -TO), São Miguel que possui população estimada pelo IBGE em 12 mil habitantes, acumula 590 casos de Covid-19 com 14 óbitos em consequência do vírus.
Mortes de prefeitos por Covid-19 no Tocantins
Três prefeitos do Tocantins morreram por complicações da Covid.
O primeiro foi em julho de 2020. Hernandes Neves de Brito (DEM) perfeito de Araguanã, Norte do Estado, veio a óbito após ser internado. Ele tinha 54 anos.
Temis Domingos (PSD) prefeito de Nova Olinda, Norte do Estado morreu aos 50 anos em abril de 2021.
No dia 13 de maio, João Carlos Botelho (PSD) morreu aos 57 anos. Ele era prefeito de Dois Irmãos, na região centro-oeste do TO.