Um morcego foi flagrado andando por um dos corredores da maior maternidade do Tocantins. O vídeo foi feito por uma gestante, enquanto recebia atendimento no Hospital Dona Regina, na noite desta terça-feira (16).

A Secretaria da Saúde informou que se trata de um animal silvestre comum na região e reforçará as proteções das entradas e saídas do hospital.

A preocupação é quanto à transmissão de doenças. O morcego é um dos transmissores da raiva, por exemplo. A doença é causada pelo vírus Lyssavirus, da família Rhabdoviridae. Quase 100% dos pacientes contaminados vão a óbito. O vírus causador da doença acomete o sistema nervoso central do infectado, ocasionando uma encefalite (inflamação no cérebro que causa inchaço) que geralmente evolui rapidamente.

No mês de setembro, pacientes e acompanhantes fizeram fotos e vídeos para mostrar uma infestação de ratos no Hospital Regional de Araguaína. A suspeita é de que os roedores foram atraídos pelo lixo deixado no local, já que havia sacos com resíduos jogados nos corredores e na parte de fora do prédio.

A situação preocupou os doentes, as famílias e os funcionários do hospital. “Assim que eu liguei a luz, porque tava [SIC] um barulho muito alto de rato lá, eu só vi os vultos pretos. Como o meu celular não é muito bom, não deu para mostrar direito, mas quando ligou a luz eles se espantaram e, tipo assim, correu uma manada de ratos. Muitos ratos”, disse um homem que pediu para não ser identificado.

Fonte: G1 Tocantins