(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Faleceu na manhã deste sábado, 21, em Araguaína, o ex-presidente da Fecomércio Tocantins e atual conselheiro da instituição, Hugo de Carvalho.

Segundo informações iniciais, Hugo de Carvalho passou mal ontem a noite e foi encaminhado para o Hospital.

De acordo com assessoria da Fecomércio, a família foi comunicada há pouco do falecimento. Autoridades e lideranças politicas lamentam a morte desse foi um importante nome da história do Tocantins no ramo empresarial.

Perfil 

Hugo de Carvalho nasceu na cidade de Irai, Minas Gerais, mas desde 1984 escolheu o então Norte Goiano (hoje região Norte do Estado do Tocantins) para desenvolver suas atividades comerciais no ramo de bebidas e gêneros alimentícios. Fixou-se em Araguaína e de lá acompanhou as mudanças e transformações da região no mais novo Estado Brasileiro.

Sempre teve o espírito empreendedor e não se contentou em apenas administrar seus negócios. Engajou-se nas lutas comuns aos homens do comércio em busca de melhores condições, menos taxas e impostos. O empresário deu lugar também ao sindicalista e dessa veia ativista política surgiu o apoio para a criação do Sistema Fecomércio SESC/SENAC Tocantins – sendo um incansável conselheiro-, e os sindicatos de sustentação, um deles o Siapabe – Sindicato do Comércio Atacadista de Produtos Alimentícios e de Bebidas do Estado do Tocantins, o qual também é presidente.

Atualmente, Hugo de Carvalho, estava na cadeira de conselheiro da instituição. Ele foi presidente da federação por dois mandatos.

Confira notas de pesar:

É com profundo pesar que o Sistema Fecomércio Tocantins informa o falecimento de seu conselheiro e ex-presidente, Sr.  Hugo de Carvalho, que veio a óbito aos 80 anos neste sábado, dia 21 de outubro, após lutar bravamente contra leucemia. Ele será sepultado hoje, às 18h30, no Cemitério Jardim das Paineiras. O velório também ocorre no mesmo local, a partir das 14h.

Hugo de Carvalho presidiu o Sistema Fecomércio Tocantins no período de 2006 a 2014.

Além da atuação como sindicalista, Hugo de Carvalho era empresário e sócio-proprietário da empresa Norbram. Contribuiu com a fundação do Sistema Fecomércio Sesc Senac Tocantins e dos sindicatos de sustentação, dentre eles o Siapabe – Sindicato do Comércio Atacadista de Produtos Alimentícios e Bebidas do Estado do Tocantins, do qual foi fundador e presidia desde então. Atualmente atuava também como diretor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Foi diretor da SUDAN, atuou como presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no biênio 2009/2010, vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e integrou a diretoria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC.

Hugo de Carvalho era natural de Iraí/MG. Morava em Araguaína desde 1984, quando escolheu a cidade para desenvolver suas atividades comerciais no ramo de bebidas e gêneros alimentícios. Reconhecido como pai dedicado, Carvalho deixa seus seis filhos e a esposa, Maria Tereza Ferreira de Carvalho.

Neste momento de dor e luto, todos os diretores, conselheiros e colaboradores do Sistema Fecomércio Sesc Senac e Instituto Fecomércio Tocantins expressam sinceras condolências e respeito à família enlutada. Desejamos que Deus conforte o coração de todos os amigos e familiares.

______________________________________________

NOTA DE PESAR FALECIMENTO DE HUGO DE CARVALHO

 

É com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do empresário e ex-presidente Sistema Fecomércio Tocantins, Hugo de Carvalho, que faleceu na manhã deste sábado, dia 21, aos 80 anos, após lutar contra uma leucemia.

 

O Tocantins sofre uma grande perda, em especial a cidade Araguaína, com o falecimento deste mineiro determinado e empreendedor, que chegou ao município na década de 80, para trabalhar com comércio, no ramo de bebidas e gêneros alimentícios.

 

Além de contribuir com a fundação do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac/Tocantins o empresário foi um impulsionador do crescimento e modernização do comércio e todo o setor produtivo de Araguaína, contribuindo nas importantes discussões e decisões em prol da classe empresarial tocantinense. 

 

Externamos aqui, nossos sentimentos, nesse momento de dor, angústia e tristeza, envio nossa solidariedade à família enlutada, rogando para que Deus conceda forças e conforte os corações de todos para que possam superar essa grande perda.

 

 

Paulo Mourão

Deputado Estadual

_________________________________________

É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebe a notícia do falecimento do ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), Sebrae e Fecomércio no Tocantins, Hugo de Carvalho, ocorrida na manhã deste sábado (21) em Araguaína, vítima de leucemia.

Aos 80 anos, Hugo atualmente era conselheiro da Fecomércio Tocantins. Foi presidente da Aciara de 1995 a 1997, onde contribuiu para o desenvolvimento do comércio de Araguaína. Como presidente do Sistema Fecomércio, de 2006 a 2011, realizou grandes projetos que colocaram o Tocantins entre as três melhores unidades do Sebrae no País.

Hugo era natural de Iraí-MG, mas desde 1984 morava no Tocantins, então norte de Goiás. No Estado, desenvolveu atividades comerciais no ramo de bebidas e alimentos e e foi presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Produtos Alimentícios e de Bebidas (Siapabe). Ele deixa seis filhos, cinco netos e a esposa, Maria Tereza Ferreira de Carvalho.

O velório está sendo realizado no Cemitério Jardim das Paineiras, em Araguaína, e o enterro será às 17h30 no mesmo local.  Reiteramos respeito e solidariedade aos familiares e amigos. Que Deus dê força e sabedoria para superar a dor neste momento.

Ronaldo Dimas
Prefeito
______________________________________________

Nota de Pesar

Lamento o falecimento do empresário e ex-presidente da Federação do Comércio do Estado do Tocantins (Fecomércio) Hugo de Carvalho, ocorrido neste sábado, 21, em Araguaína. Uma notícia que nos causa tristeza.

Hugo de Carvalho deixa uma contribuição significativa para o desenvolvimento do Tocantins, especialmente para o segmento do comércio. Sua marca ficará registrada, principalmente, pelo trabalho realizado à frente da Fecomércio, entidade que presidiu por quase uma década.

Eu e minha esposa Dulce Miranda nos solidarizamos com a família de Hugo de Carvalho, pedindo a Deus que conforte os corações de familiares e amigos nesse momento de dor.

Marcelo Miranda

Governador do Tocantins

____________________________________________________

NOTA DE PESAR
Lamento profundamente o falecimento do senhor Hugo de Carvalho, empresário, ex-presidente do Sistema Fecomércio. É uma perda irreparável para o Tocantins. Meus sinceros pêsames para a sua família e amigos, em especial aos seus filhos, e a sua esposa, Maria Tereza Ferreira de Carvalho. Que Deus possa confortar a todos.
Conheci o senhor Hugo quando ainda era uma jovem, em Araguaína, e sempre tive muito carinho por ele. Do então Norte goiano, ele acompanhou, com entusiasmo e fé, as diversas transformações geopolíticas, a transição e desenvolvimento do novo estado do Tocantins. Perseverou na atuação empresarial, contribuiu com o desenvolvimento da cidade, da região, do Tocantins, gerou empregos e renda, deu oportunidades. Tinha mais que funcionários, eram amigos e colaboradores de anos. Aos jovens, ensinava os valores que sempre carregou na vida, na atuação empresarial e institucional. Ele acreditava no trabalho como poder de transformação e nunca se furtou a desempenhar o seu papel social e econômico. O Sistema Fecomércio perde um grande membro, o Tocantins perde um homem incrível e honrado. Perdi um amigo a quem muito admirava.
Dulce Miranda
Deputada Federal
__________________________________________________
Foi com grande pesar que a recebemos a notícia do falecimento do empresário e ex-presidente da Fecomércio-TO, Hugo de Carvalho, neste sábado, 21. À frente da Federação, ele construiu um importante legado e fortaleceu de modo decisivo o setor empresarial no Estado.
A contribuição que deu para o desenvolvimento econômico e social, especialmente ao promover a geração de postos de trabalho,  ficará marcada na história do Tocantins.
Alexandro de Castro
Secretário de do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Tocantins