Equipe Gazeta do Cerrado

A mãe de santo, Isabel Abdala, a Mãe Isa de Oya faleceu neste sábado, 15, em Palmas. Ela foi pioneira na capital e sua perda foi lamentada por vários representantes das religiões de matriz africana e de terreiros da capital.

“Hoje a cidade de Palmas perde a Mãe de Santo mais antiga em atividade na nossa capital: Mãe Iza de Oya, fundadora do Ilè Asé Iji Oya, que por muito tempo funcionou na avenida do Parque Cesamar. Izabel Abdala, foi uma mulher forte, determinada, que enfrentou lutas e se colocou com dignidade no seu lugar de mulher de Asé”, registrou a presidente da Federação das Casas de Culto do Tocantins e também mãe de santo, Iya Ifalore Roberta de Osaguia em sua rede social. O depoimento foi compartilhado e comentado por varias pessoas que a conheceram e conviveram com ela.

Mãe Isa faz parte da história de Palmas e teve papel importante na luta dos povos de terreiros sempre na defesa do livre exercício da religião.

A equipe da Gazeta entrevistou Mãe Isa ano passado durante um evento realizado no Cesamar quando ela contou dos desafios e lutas pelo respeito para professar sua religião. Nossa equipe manifesta pesar e lamenta a perda da líder religiosa.