A equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), durante patrulhamento nessa quarta-feira, 8, apreendeu duas motocicletas, uma fruto de roubo e a outra que se encontrava com o motor adulterado. Os suspeitos foram conduzidos à 5ª delegacia de Polícia Civil de Palmas e apresentados ao delegado de plantão.
Na Avenida Teotônio Segurado, próximo ao aeroporto, a equipe da ROMU deteve o primeiro suspeito que trafegava em uma moto Biz verde, de placa MVT-494. Durante a averiguação, a equipe da GMP constatou, através do Sistema Integrado de Operação (SIOP), que o veículo era produto de roubo.
Já por volta das 19 horas, em patrulhamento no Jardim Aureny III, a guarnição abordou um homem que foi flagrado fazendo manobras perigosas em alta velocidade. Na abordagem não foi apresentado a documentação da motocicleta, sendo constatado posteriormente que o motor do veículo havia sido adulterado.
Papel da GMP
O secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Major Leonardo, esclarece que, conforme determina a Constituição Federal em seu artigo 144, a segurança pública compete ao Estado, sendo direito e responsabilidade de todos. Contudo, a Guarda Metropolitana, que teve suas frentes de atuação ampliadas, tem contribuído de forma subsidiária para que a ordem pública seja mantida.
“Como colaboradora, a Guarda realizada diuturnamente rondas ostensivas e patrulhamentos rotineiros de modo a garantir a manutenção da ordem pública e contribuindo com a paz social”.