Um motociclista foi flagrado transportando um veado, aparentemente morto, na garupa de sua moto enquanto dirigia pela BR-153, em Gurupi, no sul do Tocantins. O vídeo, que foi publicado nas redes sociais, chamou a atenção da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que agora busca identificar o suspeito.

Conforme a PRF, o animal nas imagens é possivelmente da espécie Ozotoceros bezoarticus, popularmente conhecida como veado-campeiro. Esse mamífero pesa em média 30 kg e mede cerca de 65 cm de altura, mas os machos podem atingir até 40 kg.

No vídeo publicado pelo Instagram Boca Miúda do Tocantins, duas pessoas são vistas na motocicleta carregando o animal. Não é possível determinar se o veado estava amarrado ou preso de alguma forma ao veículo.

Após tomar conhecimento do vídeo, a PRF realizou buscas nas proximidades do Setor Industrial de Gurupi para encontrar os envolvidos. Entretanto, sem informações precisas sobre o horário em que o crime foi praticado, não foi possível localizá-los.

O veado-campeiro é comum no Cerrado e, embora não esteja atualmente ameaçado de extinção, a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) avalia que há um risco de extinção futura devido à redução de sua população na América do Sul.

Vale ressaltar que a caça de animais silvestres é crime ambiental, sujeito a pena de seis meses a um ano de prisão e multa.

Assista