Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado
Os motoristas de Palmas estão tendo dificuldades pra emitir e renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo uma motorista que não quis se identificar, ao chegar no Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), nesta quarta-feira, 9, o órgão não deu nenhuma previsão para que o serviço retorne.
“Minha CNH venceu nos últimos dias de dezembro. Dei entrada no processo de renovação, fiz os exames, paguei as taxas, mas não me deram uma previsão para que o documento fique pronto. Poderiam ao menos disponilizar a CNH digital”.
Outra condutora disse que correu o risco de ser multada porque precisou viajar e estava com os documentos vencidos. “Paguei as taxas e não recebi o documento no prazo dado pelo próprio órgão”.
O Detran Tocantins tem sido alvo de reclamações desde o início do mês, quando por falta de um novo presidente no órgão, fez com que os atendimentos demorassem e criassem filas.
Na época, nossa equipe entrou em contato com o Detran que informou por telefone que alguns problemas de demora haviam acontecido por questões organizacionais de exonerações e que o problema havia sido resolvido.
Nesta quarta-feira, entramos em contato novamente com o órgão questionando o porquê das CNHs não estarem sendo emitidas e se há alguma previsão para que o serviço se normalize. Perguntamos também quando o Estado vai disponibilizar o documento de forma digital para aos motoristas, mas até o fechamento desta matéria nossa solicitação não foi atendida.
Em nota o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) esclarece que o processo de emissão de Carteiras Nacional de Habilitação (CNH), em Palmas, segue dentro do prazo (de 30 dias ). Quanto a CNHe (CNH através da plataforma digital), o serviço está disponível para o usuário desde janeiro de 2018.