Maria José Cotrim
O deputado Estadual e pré-candidato ao Senado, Paulo Mourão do PT questionou a demora para instalação da Universidade do Norte do Tocantins, fruto do desmembramento da UFT em Araguaína e Tocantinópolis.
Ele disse que quando era deputado federal foi um dos que ajudou na criação da Universidade Federal do Tocantins e que a instituição permite ensino multicampi para muitos tocantinenses que não tem acesso ao ensino superior. “Sou o relator da criação da Universidade Federal do Tocantins e garanti que ela fosse multicampi porque eu só acredito no desenvolvimento se estipularmos as condições de um cidadão pobre estudar numa universidade”, disse.
Ele porém questionou e provocou a atual bancada de deputados federais e senadores: “ Como que justifica a presidente Dilma criou a universidade Federal de Araguaína com curso de Medicina, com campus que poderiam ser considerados que atenderiam a região norte do país e norte do Estado como que tem três, quatro anos da universidade criada e essa bancada de deputados federais e senadores não conseguiram até agora fazer esta universidade funcionar!?”, disse.
O parlamentar falou de vários outros assuntos sempre em tom de crítica e chegou a afirmar ainda que “O Tocantins está sendo um Estado altamente penalizado por falta de governos, por falta de gestão dos recursos hídricos, o desenvolvimento tem que ser ancorado na sustentabilidade”, disse sobre a gestão dos recursos hídricos.
Ele pregou ainda investimento na energia solar.