[Foto: Freepick]

O Coletivo SOMOS mobilizou nesta terça-feira, 15, com apoio de cidadãos e cidadãs tocantinenses, um movimento chamado “#TocaVacinaPraCá”, com o objetivo de cobrar ações e posicionamentos dos deputados federais e senadores do Tocantins, em prol de vacinas para a população tocantinense. De acordo com o grupo, o Estado é um dos cinco em todo o Brasil que menos receberam doses do imunizante contra a COVID-19.

O grupo produziu cartões virtuais com os rostos dos parlamentares e também fez um passo para que todas as pessoas pudessem auxiliar nas cobranças. “Nosso povo está MORRENDO e a única forma de evitarmos que as famílias tocantinenses continuem sendo devastadas é movendo todos os esforços em prol da vacina contra a Covid-19”, afirmou o Coletivo.

Até o fechamento da matéria o deputado federal Vicentinho Alves foi o único a responder a manifestação popular, sobre o que tem feito para garantir vacinas para os tocantinenses. “Destinado recursos aos municípios, e pleiteado junto ao Ministério da Saúde que seja mais célere na distribuição das vacinas aos municípios do Estado e ao Tocantins. No mais, fico a disposição para qualquer outra sugestão ou colaboração nesse sentido”, afirmou o deputado.

O Coletivo então questionou as ações e solicitou mobilização forte e conjunta da Bancada, junto ao Ministério da Saúde. “Estamos entre os cinco Estados que menos recebeu doses, Deputado, e praticamente todos vocês são da base do Governo. O que não está funcionando então? Teria como marcar essa semana uma reunião no Ministério para ver essa questão? Esclarecer aos cidadãos e cidadãs quais os motivos de estarmos tão embaixo na liberação de vacinas? Organizar com toda a bancada uma visita Geral no MS?”, questionou o SOMOS.

Passo a passo para ajudar o movimento

O Coletivo construiu um passo a passo para ajudar as pessoas no Movimento #TocaVacinaPraCá em que vamos cobrar ações efetivas dos Dep. Federais e Senadores do Tocantins

– Poste os cards (instagram e twitter) e marque eles (http://bit.ly/TocaVacina)
– Cobre nos e-emails deles dos deputados (Lista dos e-mails e sugestões de texto aqui: http://bit.ly/TocaVacina)
– Use a hashtag #TocaVacinaPraCá