Após tomar conhecimento de que os corredores, quartos e recepção do Hospital Regional de Araguaína (HRA) ficaram alagados em razão da chuva ocorrida na cidade na manhã desta segunda-feira, 9, o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína, oficiou o Diretor-Geral do Hospital Regional de Araguaína, Vânio Rodrigues de Souza, requisitando informações sobre eventuais danos causados pela chuva no hospital e quais providências estão sendo tomadas.

O documento foi expedido pelo Promotor de Justiça Leonardo Gouveia Olhê Blanck e irá subsidiar o Inquérito Civil Público nº 33/2016, instaurado pela referida Promotoria. Foi concedido o prazo de 24 horas para que o gestor do Hospital encaminhe as seguintes informações: se o alagamento ocasionou prejuízos aos atendimentos realizados no hospital; se o alagamento danificou equipamentos, medicamentos e/ou insumos do HRA e quais providências estão sendo tomadas para regularizar a situação.

Segundo informações preliminares, a chuva teria alagado pelo menos três alas do hospital e o problema teria sido ocasionado pelo entupimento de um bueiro.

O outro lado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que atendeu ao pedido de respostas do Ministério Público e relatou que o vídeo retrata o resultado das fortes chuvas em Araguaína que e não houve prejuízo à pacientes ou equipamentos.

A SES esclarece que o acúmulo de água no Hospital Regional de Araguaina (HRA) ocorreu em razão das alas afetadas estarem localiza das em nível mais baixo que as demais alas, bem como o fato da tubulação não ter conseguido dar vazão ao grande volume de água.

De forma preventiva, está sendo realizada limpeza de todas as tubulações de escoamento de água do HRA.

Fonte: MP-TO