O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento administrativo e requisitou informações e relatórios da Operação às Polícias Civis do Tocantins e do Mato Grosso e também à FUNAI/TO. O MPF entende que a operação desenvolvida, na última quinta-feira, 16, com o conhecimento e participação da FUNAI, não exigiria a presença da Polícia Federal, uma vez que os mandados de prisão haviam sido expedidos pela Justiça Estadual. O que precisa ser apurado, é se houve excesso das polícias no cumprimento desses mandados.

Por outro lado, os indígenas estão aterrorizados e inconformados com a ação policial na aldeia. Lideranças indígenas, que pediram para não serem identificadas, disseram á reportagem do Portal Gazeta do Cerrado que os moradores da Aldeia Santa Isabel estão aterrorizados, eles não concordam sobre a forma de atuação dos policiais dentro da aldeia momento em que se fazia cumprir um mandato de prisão, resultando na morte do Indígena, Lourenço Rosemar, de acordo com os Indígenas haviam muitas pessoas próximas e os disparam de tiros efetuados principalmente na frente de crianças de idosos.

Sobre a chegada da equipe no território indígena, eles nos contam que foi repentina e pela regras da aldeia, apesar da policia esta acompanhada por um representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), os agentes de segurança deveriam ter procurado pelo cacique local para autorizar a entrada da guarnição, e, acompanha-los até a casa do acusado, ainda segundo a fonte este tipo de ação deveriam contar também com a presença da Policia Federal, e foi que não aconteceu, afirmaram os indígenas.

Os policiais cumpriam dois mandados de prisão em aberto expedidos pela comarca de São Felix do Araguaia-MT, Lourenço Rosemar Filho de Melo, acusado pelos crimes de trafico de drogas, homicídio, estupro, roubo e violência doméstica e receptação, ele era foragido da justiça e se negou a entregar, fazendo a própria companheira como refém apontando uma arma para a cabeça da mesma, com o acusado a policia encontrou uma pistola calibre 380 municiada, e cerca de 9 mil reais em espécie.