Visando facilitar o atendimento de mulheres em situações de violência doméstica e familiar, o Ministério Público do Tocantins, por meio da Ouvidoria da Mulher, disponibilizou número de telefone com WhatsApp para atendimento especializado de vítimas e de outros interessados que necessitem de apoio.
Para entrar em contato, basta enviar mensagem ou ligar no telefone (63) 3216 7586 ou ainda ligar gratuitamente para número 127. As ocorrências também podem ser comunicadas por e-mail no endereço: [email protected].
Ouvidoria da Mulher
Em setembro de 2021, o Ministério público do Tocantins instituiu a Ouvidoria da Mulher. O núcleo dispõe de atendimento especializado, com equipe formada por servidoras do sexo feminino, treinadas para receber os interessados.
O atendimento pode ser realizado tanto na sede do Ministério Público, na capital, como por meio de telefone específico, em todo o estado.
O objetivo é deixar as mulheres mais à vontade para expressar seu relato, já que estudos de caráter sociojurídico demonstram que as mulheres vítimas de violência se sentem inibidas ou constrangidas quando o atendimento é feito por pessoas do sexo masculino.
A Ouvidoria consiste no principal canal do Ministério Público para o atendimento ao cidadão. É este órgão interno que recepciona o público, presta as primeiras orientações, registra as denúncias ou reclamações e dá os encaminhamentos necessários a cada caso.