Você se sente muito cansado, sem uma causa específica, mesmo não tendo realizado atividades fora da rotina? O sono pode ser um sintoma de vários problemas do corpo, como o hipotireoisimo, por exemplo. Agora, um novo estudo publicado no jornal Alzheimer’s & Dementia aponta que a facilidade de tirar uma soneca durante o dia pode ser um sinal precoce de Alzheimer.
O estudo foi realizado em cérebros de indivíduos falecidos: 13 destes sofriam com a doença e sete não. Entre aqueles que enfrentavam o distúrbio, uma proteína detectada chamada Tau foi encontrada nas partes do cérebro relacionadas ao despertamento e ao estado de vigília. A presença dessa proteína em determinadas regiões pode estar relacionada ao cansaço sentido sem uma causa específica.
Mesmo assim, é preciso lembrar que o fato de fazer sonecas durante a tarde não está intrínseco ao Alzheimer. “Algumas pessoas tiram sonecas durante toda a vida e não têm problemas. Em algumas culturas, as pessoas tem a siesta diária, e tudo bem. O alerta aparece quando as pessoas começam a dormir durante o dia, quando não têm esse costume anterior”, afirma Lea Grinberg, participante do estudo conduzido pela Universidade da Califórnia, ao New York Times
fonte: Casa e Jardim