Lucas Eurilio

Uma mulher que abandonou a filha recém-nascida na calçada de um hospital em Ponte Alta do Tocantins, região do Jalapão, foi identificada pela polícia.

Conforme as informações da Polícia Civil a mãe se apresentou de forma espontânea e afirmou ter ficado deprimida após o parto.

O caso foi registrado na segunda-feira, 7,  e a bebê foi encontrada após um segurança ouvir o choro dela.

A polícia acredita que a vulnerabilidade econômica possa ter agravado o estado emocional apresentado pela mulher após ela dar à luz.

“As circunstâncias do abandono continuarão a ser apuradas, todavia, a situação de vulnerabilidade não pode ser descartada”, disse a polícia.

A criança vai continuar aos cuidados da Justiça até que a questão seja definitivamente resolvida.

Depressão pós-parto

A depressão pós-parto acomete entre 10 e 20% das mães, segundo dados da American Psychiatric Association, publicados pelo UOL em março deste ano.

A Associação estima ainda que 50% dos casos podem começar a ser desenvolvido no início da gestão e pode ser chamada também de depressão perinatal.

Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelam que uma a cada quatro mulheres vai desenvolver o quadro.

O tema é tratado ainda como um tabu para diversas famílias e a obstetra especialista em medicina fetal e gestação de alto risco, Renana Lopes, disse que a doença pode demorar pra ser diagnóstica.

“Se não tratado ainda nos primeiros meses, o risco de o quadro se tornar crônico aumenta bastante” disse Renata em entrevista ao UOL.

Leia mais sobre o assunto

Bebê recém-nascida é abandonada na calçada de hospital no Jalapão