Uma ação de um grupo de amigas resultou em uma campanha que promove a sororidade, empatia e solidariedade nas redes durante todo mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A primeira semana registrou uma grande adesão nas redes, de um movimento que pretende durar todo o mês de março, apontado por elas como o mês da mulher.
A iniciativa, que recebeu o nome #MULHERESQUESEAPOIAM reúne profissionais liberais, empresárias, jornalistas e surgiu, segundo fisioterapeuta Saionarya Leão, a partir da necessidade de promover um sentimento de solidariedade e não de rivalidade entre as mulheres.
“Quando esse projeto nasceu no meu coração, reuni um grupo de amigas e começamos a falar sobre ele. A partir daí organizamos a idéia e convidamos 20 embaixadoras para iniciar a campanha num primeiro momento, 80 embaixadoras num segundo momento, e a partir da semana que vem vamos incluir todas as mulheres que estão buscando informações e querendo participar” O movimento tem uma missão que consiste em elevar a auto-estima de mulheres, exaltando suas qualidades e ressaltando suas lutas no dia-a-dia e nas causas por elas abraçadas.
“Somos um grupo de mulheres que decidiram se unir para apoiar outras e mostrar ao mundo uma mensagem ampliando o número de adeptas à campanha”, explica a fisioterapeuta Saionarya Leão, a idealizadora do projeto.
Parte desse grupo são empresárias que patrocinaram os kits. Entre as empresas que abraçaram o projeto desde o seu início estão Camila Peara, Uza Palmas, Dale Carnegie Tocantins, Fineza, que confeccionou latas e tirinhas de pulso com o mote da campanha, e Manu Digital no desenvolvimento e gestão do Marketing Digital. Além do Portal T1 Notícias, que contratou o Studio2A para as primeiras fotos de promoção da campanha. Apoiaram ainda o projeto o IBDFAM, o IBF e as profissionais Mariana Alpino e Fernanda Pitaluga.
À frente da organização estão Saionarya Leão, as advogadas Fernanda Pitaluga e Alessandra Muniz. Com o apoio da jornalista Roberta Tum.
Divulgação
A divulgação da campanha #MULHERESQUESEAPOIAM começou com a confecção de 80 kits. Cada um é composto por uma camiseta, uma fita de braço e uma mensagem, embalados em forma de presente e que está sendo entregue pelas organizadoras, desde a segunda-feira, 2. Cada uma delas escolheu mulheres influenciadoras em seus meios, sejam profissionais ou voluntários, para entregar o kit como forma de exaltar suas atividades e promover a ação.
A empresária Camila Peara postou em seu perfil no Instagram uma foto produzida com a camiseta da campanha, explicando os motivos de apoiar um projeto que considera lindo. “Eu e todas as divas desse projeto estamos aqui pra te lembrar que você não está sozinha, seja qual for a sua luta. E porque sabemos a mulher forte e incrível que você é te pedimos: junte-se a nós, e estenda a mão para as mulheres a sua volta”.
A jornalista Roberta Tum, editora do portal T1 Notícias, explicou que as mulheres escolhidas devem também escolher outra para apoiar e destacar. “Segure a mão de uma mulher ao seu lado. Destaque uma amiga, por suas qualidades”, disse Roberta ressaltando que a organização está surpresa com a repercussão da campanha.
Um grande evento com palco show, palestra, apresentações de dança e musical está previsto para ocorrer ainda este mês, com data e local a serem confirmados na próxima semana.