Maju Cotrim

Palmas sediou nesta sexta-feira, 8, o Ato de Encerramento do Curso Livre de Aperfeiçoamento em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho: com ênfase na Saúde Integral das Mulheres, uma articulação com a Comissão dos Direitos da Mulher e da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, no enfrentamento à pandemia da Covid-19. O curso aconteceu com parceria com a Fiocruz.

Dezenas de mulheres participaram e expuseram seus trabalhos e produtos. O evento debateu a violência contra as mulheres.

A deputada Professora Dorinha, apoiadora do projeto, parabenizou a iniciativa, dialogou com as mulheres e também fez uma fala contra a opressão feminina. “Esse enfrentamento não é fácil na realidade. Quantas vezes ignoramos e nao enfrentamos!?”, disse.

Foto: Gazeta do Cerrado

O curso

Carinhosamente chamado de Curso de Formação de Saúde para as Mulheres foi uma experiência de multiplicação e capacitação de mulheres que atuam e vivem em comunidades ribeirinhas, quilombolas, regiões de pesca, marisqueiras e trabalhadoras rurais, entre outras. Desafiados pela realidade da pandemia da Covid-19, a formação ocorreu com base na pedagogia da alternância, com momentos virtuais e presenciais, em seis estados (Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro e Tocantins), e atuou em mais de 28 municípios com a participação de cerca de 400 mulheres.