Vitória Soares – Gazeta do Cerrado
A cidade de Dois Irmãos do Tocantins, distante 197 quilômetros de Palmas, comemora nesta terça-feira, 4, seus 55 anos desde que foi elevada à categoria de município.
Sua origem se deu a partir da descoberta de garimpos no local. Um dos seus primeiros habitantes foi Pedro Montelo, que em 1925 possuía uma fazenda denominada “Dois Irmãos”, devido à existência de dois morros paralelos dominando a paisagem.
Entre os anos de 1942 e 1943, ocorreu a consolidação do povoado, construído por pessoas vindas de diversos locais do estado, como: Santa Maria do Araguaia, Pedro Afonso e Bela Vista, além de paraenses e maranhenses.
Entretanto, no dia 7 de setembro de 1943, o povoado foi destruído por um incêndio e os garimpeiros foram obrigados a abandonarem suas casas. Apenas cinco anos após o ocorrido, alguns trabalhadores retornaram à garimpagem e formaram duas povoações.
Dois irmãos foi elevado a município apenas no dia 4 de setembro de 1963.
O principais pontos turísticos da cidade são a feira livre, que funciona nos finais de semana e a Gruta da Catra, além do Festejo de São João Batista, que ocorre no mês de junho, a Pecuária em agosto e Casa de Pedra em novembro.
Programação de aniversário
O município contou com três dias de programação em comemoração ao seu aniversário, ela ocorreu entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, com apresentações regionais e nacionais.
O evento foi aberto pelo cantor gospel Silvan Santos. Já na sexta-feira, 31, a banda Som na Vitrola e o cantor Théo Santana marcaram a comemoração do aniversário da cidade. A dupla Tiarles e Taiann e o DJ Thiago Jhonathan finalizaram a programação no dia 1º de setembro.