No Câmpus de Miracema da Universidade Federal do Tocantins (UFT), um projeto de extensão, ofertado pelo colegiado de Psicologia, tem buscado criar, estender e fortalecer conexões afetivas diante do distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19. É o “Acolhimento Comunitário em Tempos de Crise”, uma iniciativa composta por três ações: a Roda de Conversa, os Diários de uma Quarentena e as Cartas ao Apoio Estudantil. A acolhida é direcionada não somente aos acadêmicos do Câmpus, mas aberta à participação de toda a comunidade da UFT e também ao público externo – sendo que o projeto ocorre integralmente de forma virtual.
Leia também: Psicóloga revela 17 atitudes terapêuticas para ajudar a gerenciar as emoções
A ação é coordenada pela professora Kênia Soares Maia e vice coordenada pela professora Jamile Luz Morais Monteiro. Conta, ainda, com a colaboração dos professores José Fernando Patino, Carlos Rosa, Carolina Pedreira, Ladislau Nascimento, Ricardo Monteiro e de alunos voluntários do Curso de Psicologia.
Roda de Conversa
A Roda de Conversa ocorre às quartas-feiras, às 15h30, por meio de uma sala virtual na plataforma de vídeo TeamLink. “É um espaço aberto de diálogo, onde propomos, com o grupo que ali se instala, o compartilhamento de experiências e afeto a partir de um tema, associado aos efeitos do isolamento social na pandemia: solidão, tristeza, depressão, ansiedade, pessimismo, entre outros que têm surgido pelo contexto”, explica a professora Jamile. O link para acessar a sala virtual da Roda é disponibilizado, todas as quartas, no horário dos encontros, na página do Instagram da Psicologia UFT.
Diários de uma Quarentena
“Nem sempre a pessoa se sente à vontade para comparecer à Roda, de partilhar suas experiências, o que está sentindo neste momento”, diz Jamile. “Por isso, criamos essa alternativa, em que o participante pode nos enviar um texto, uma vez que tem gente que lida melhor com seus sentimentos por meio da escrita”.
No Diários de uma Quarentena, vale escrever e enviar, via e-mail (diariosdeumaquarentena@gmail.
Cartas ao Apoio Estudantil
Como uma terceira via àqueles que nem querem participar das discussões da Roda, nem têm afinidade com a escrita literária, há as Cartas ao Apoio Estudantil, em que o participante relata seus sentimentos por meio de uma carta enviada ao e-mail do Projeto (cartasaoapoioestudantil@
Preencher o vazio com afeto comunitário, por meio das palavras
Jamile destaca que o Projeto, como um todo, não se trata da oferta de atendimento psicológico individual. As três ações foram pensadas num contexto mais amplo – coletivo, comunitário -, em que as pessoas possam encontrar conforto, de suas próprias angústias, na partilha com outras pessoas, que enfrentam desafios e emoções semelhantes.
“Talvez você até pense que suas palavras possam representar um vazio mas, em meio a todo o caos, elas proporcionam conforto para outras pessoas, e preenchem um espaço que antes era ocupado por angústia e medo, buscando a ressignificação. Assim, o anseio é de que, apesar do isolamento, não nos sintamos solitários, pois podemos construir uma rede de conexões e ligar palavras por meio do afeto”, ressalta ela.
fonte: Ascom UFT