Os municípios de Dianópolis e Porto Nacional já estão preparando seus Desfiles Cívicos de 7 de Setembro, em comemoração à Independência do Brasil.

Em Dianópolis, o desfile começará a partir das 7 horas, com concentração na Praça Francisco Liberato.

Já em Porto Nacional, o evento terá início a partir das 8 horas, na Avenida Beira Rio, na orla da cidade.

Dianópolis

Este ano a apresentação terá como tema principal “100 anos do Barulho” com participação das escolas municipais e da rede estadual, que irão apresentar sobre a cultura, história, economia, culinária e o turismo de Dianópolis, destacando o aldeamento do povoado das Missões, com os povos indígenas Acroás e Xacriabás, história das Dianas, que deram o nome à Dianópolis, festas típicas, tradições culturais, comidas típicas, danças culturais, literatura dianopolina, além da história da chacina dos nove, e as belezas naturais da região.

Além das escolas municipais e estaduais, o desfile vai contar com a participação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Dianópolis, Universidade da Maturidade (UMA), Bombeiros Civil Militar, Bombeiros Militar e Caminhada Passos Que Salvam.

Para o prefeito, Padre Gleibson Moreira, além da tradição, o Desfile vai relembrar a história da Terra das Dianas.  “O nosso Desfile já é uma tradição. Em parceria com a DRE, com as escolas municipais e estaduais será realizado um momento de celebração da nossa independência, revivendo também a história de Dianópolis. É uma data que nos leva a reflexão”, destacou.

O Desfile vai contar com a participação da Banda Municipal, Bento Jacinto da Silva, Fanfarras do Colégio João D’Abreu e CEM Antônio Póvoa.

Porto Nacional

Este ano a apresentação, que terá como tema “Brasil de Muitas Faces” contará com a honrosa participação das Escolas Municipais, divididas por blocos que representarão as cinco regiões do país: Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Farão parte do desfile, o 22° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Tiro de Guerra 11-005, Polícia Militar, Colégio Militar, APAE, Colégio Sagrado Coração de Jesus, Centro de Ensino Médio Professor Florêncio Aires da Silva, Secretarias Municipais do Esporte e da Saúde, Grupo de Escoteiros e o Corpo Bombeiros.

Para a secretária municipal da Educação, Shyrleide Maia, responsável por dirigir a organização do Desfile, as apresentações públicas do dia 7 de Setembro são tradição desde o século XIX. “Todos os anos, portuenses, turistas e visitantes se reúnem na Avenida Beira Rio, para celebrar a Independência do País. A data traz oportunidade para reflexão sobre o sentido do patriotismo e o contexto histórico da Independência”, disse a Secretária.

O Desfile também é uma oportunidade para as escolas trabalharem questões como ética cidadania e símbolos pátrios.