Concurso de Merendeiras - Foto: Gustavo Fernandes
Concurso de Merendeiras - Foto: Gustavo Fernandes

O 1º Concurso de Merendeiras de Paraíso do Tocantins revelou, na noite desta sexta-feira, as três receitas que conquistaram o público e o júri: o Escondidinho cremoso de abóbora com carne seca, feito pela Ana Amélia, da Escola Municipal Irmã Julita, vencedor da disputa; Escondidinho de chambari com abóbora, da Luziane da Silva, da Escola Municipal Vereador José Odete, segundo no pódio e o Nhoque de abóbora, receita da Silvana Batista, do CMEI Profª. Conceição Vilani Campos, que ficou na terceira colocação.

Com o tema “Além do Prato: Sabores que Ensinam e Mãos que Nutrem”, o concurso foi promovido pela Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), dentro da programação do III Fórum Municipal de Educação. A iniciativa foi criada para valorizar as profissionais responsáveis pela alimentação escolar e incentivar a criação de pratos originais, saudáveis e conectados à cultura local.

O evento, realizado no Solar Golden, reuniu equipes de dez instituições da Rede Municipal de Ensino, com 11 receitas inscritas. Todas as participantes receberam um brinde, o certificado e medalha pela participação. As três primeiras colocadas levaram para casa um micro-ondas (3º lugar), um forno elétrico (2º lugar) e uma TV e um liquidificador (1º lugar).

Uma das exigências do concurso foi a de que os pratos contivessem abóbora.   A escolha dos melhores considerou: praticabilidade no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com possibilidade de reprodução da receita no contexto da alimentação escolar; apresentação visual, aroma, sabor e textura do prato; criatividade e originalidade; inclusão de alimentos saudáveis, priorizando alimentos in natura ou minimamente processados e o resgate cultural de hábitos alimentares locais.

O secretário municipal de Educação, Deley Oliveira, destacou que o concurso reforça um trabalho que já acontece diariamente nas unidades escolares. “Outro dia estive no CMEI Vilani e, quando abri o freezer e vi ele cheio de carne, fiquei muito feliz. Também notei o saco de laranja para o suco natural das crianças. Esses detalhes mostram o cuidado de cada diretor, de cada coordenador e das merendeiras com a alimentação escolar. Esse compromisso diário dá sentido a ações como esse concurso, porque estamos falando da política pública mais importante do Brasil”.

O prefeito de Paraíso, Celso Morais, parabenizou a realização do concurso e ressaltou a importância do reconhecimento. “Quero parabenizar essa iniciativa, que valoriza o trabalho das merendeiras por meio de um reconhecimento público e de uma premiação que simboliza o quanto elas são essenciais. Sempre falo que valorizo muito a missão do professor, mas a educação vai além da sala de aula. Ela também envolve quem organiza as matrículas, quem garante o transporte escolar, quem cuida da limpeza, os porteiros, os guardas e, claro, as merendeiras. Não fazemos educação sozinhos. É um conjunto onde cada um faz a sua parte e contribui para o aprendizado das nossas crianças”.

Ao citar os avanços da gestão, como o fato de 100% das cantinas da rede municipal já serem climatizadas, o prefeito reforçou o comprometimento em oferecer sempre um serviço público de qualidade. “Nosso compromisso é levar a melhor educação, a melhor saúde e o melhor desenvolvimento para a nossa cidade. Trabalhamos para que cada melhoria chegue até as pessoas e faça diferença no dia a dia das famílias”.

Confira os pratos apresentados:

  • CMEI Aureny S. Campos – Quibe de Abóbora
  • CMEI Profª. Conceição Vilani Campos – Caldo de abóbora com carne seca e Nhoque de abóbora
  • CMEI Arco Iris – Sopa de creme de abóbora
  • Escola Municipal Santa Rosa – Caldo de abóbora com frango
  • Escola Municipal Bernardo Sayão – Caldo de abóbora com carne de sol
  • Escola Municipal Pedro Ludovico Teixeira – Fricassê de abóbora
  • Escola Municipal Profª. Adelia Aguiar – Abóbora recheada com escondidinho de carne de sol
  • Escola Municipal Irmã Julita – Escondidinho cremoso de abóbora com carne seca
  • Escola Municipal Vereador José Odete – Escondidinho de chambari com abóbora
  • Escola Municipal Profª. Luzia Tavares – Purê de abóbora com carne de sol agridoce
Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins