
Um cavalo em estado crítico foi resgatado nessa quinta-feira, 18, no setor Milena II, em Paraíso do Tocantins, após denúncia de moradores. O animal, encontrado desidratado, faminto e debilitado, foi socorrido pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) com apoio de muladeiros da cidade.
De acordo com a prefeitura, o cavalo não pôde ser transportado imediatamente devido à gravidade do seu estado de saúde. Ele foi colocado em um espaço sombreado, medicado, alimentado e hidratado. A expectativa é que seja transferido nesta sexta-feira, 19, para o abrigo Jovens de Valor, caso apresente condições para a viagem.
Além da desnutrição e da sede, os técnicos da Sema identificaram que o animal apresentava obstrução do canal fecal por acúmulo de fezes. Não há registro de propriedade, já que o cavalo não possui marcação que indique dono.
Desde o início de 2025, o município vem intensificando a fiscalização e o recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas. O Código de Postura de Paraíso proíbe a criação ou permanência desses animais em áreas urbanas.
O descumprimento da norma pode gerar multa de mais de R$ 2 mil por animal, além da apreensão. Caso o responsável não compareça em até cinco dias para buscar o animal e quitar a penalidade, ele poderá ser doado a instituições sem fins lucrativos.