
A tradicional festa do Entrudo em Arraias começa neste sábado, 14 de fevereiro, e promete mais uma edição marcada por alegria e muita água. Durante a folia, moradores e visitantes tomam as ruas da cidade com baldes, mangueiras e animação, molhando quem cruza o caminho.
Trazido ao Brasil pelos portugueses no período da colonização, o Entrudo é celebrado em Arraias há mais de 200 anos e integra o calendário cultural do município. De acordo com a prefeitura, a programação deste ano contará com duas bandas e o apoio de dois caminhões-pipa. A festa segue até a terça-feira, 17, com encerramento na Praça da Matriz.
Programação do Entrudo em Arraias
Sábado – 14 de fevereiro às 9h
O cortejo tem início na Rua Diolindo dos Santos Freire, passando pelas ruas Brigadeiro Felipe, contorno do Banco do Brasil, Praça da Matriz, asilo e avenidas da cidade, com primeira parada na Pizzaria 63.
A festa continua pelo 10º Batalhão, Rua 08 de Setembro e segue por avenidas até a Praça Madre Anastasie. A pausa para o almoço será na Casa dos Reis 2026.
O encerramento acontece com retorno pela Rua Olegário de Moura até a Praça da Matriz.
Domingo – 15 de fevereiro às 9h
A programação começa na Vila dos Professores da UFT, com o bloco Galinzé da Madrugada. O percurso segue pela Rua Nossa Senhora Aparecida, Rua Domingos Pires, ginásio de esportes, Praça Xanduzinha e Bar do Tigela.
Na primeira parada, os foliões participam do tradicional caldo dos Muambas e Reis. Em seguida, o trajeto passa pela Avenida Hidelbrando de Sena até a Rua Antônio Francisco da Conceição.
A segunda parada será na casa da mãe do vereador Carlos César. Depois, o grupo segue pelas ruas Joaquim Alves Teixeira, Dr. Joaquim Ribeiro Magalhães Filho e Cel. Otávio Magalhães.
A terceira parada acontece na casa do Cacildo, com encerramento na Praça da Matriz.
Segunda-feira – 16 de fevereiro às 9h
A saída ocorre na casa dos Madureira, próxima à lotérica. O percurso segue pela Avenida Hidelbrando de Sena, Rua Salvador Francisco de Azevedo, Rua 08 de Setembro, contornando a Praça do Terço até a Rua Gregório Barreto.
A parada será na casa da Dona Carminha. Em seguida, os foliões passam pela Avenida Antônio Francisco da Conceição, rodoviária e entorno da igreja, com encerramento na Praça da Matriz.
Terça-feira – 17 de fevereiro às 9h
No último dia, a concentração será próxima ao hospital da cidade, seguindo pela Avenida Juraildes de Sena Abreu.
A primeira parada acontece no Bar Caminho de Casa. Depois, o cortejo segue em direção ao 10º Batalhão, desce pela Avenida JK, entra na Rua 08 e segue até a lotérica.
A segunda parada será no Bar do Tigela. A festa continua pela Avenida Hidelbrando de Sena, Rua Gregório Barreto, passa pelo Banco do Brasil, Câmara Municipal e segue até a Rua Dr. Joaquim Ribeiro Magalhães Filho.
A terceira parada ocorre na rodoviária, e o encerramento acontece após percorrer as ruas Diolindo dos Santos Freire, Brigadeiro Felipe e o entorno do Banco do Brasil, finalizando na Praça da Matriz.