Dia D da primeira infância em Paraíso: Prefeito Celso destaca tema como “prioridade da gestão”

O Dia D da Primeira Infância mobilizou centenas de famílias em Paraíso do Tocantins na manhã deste sábado, 29, com uma programação gratuita realizada na Escola Estadual de Tempo Integral Prof.ª Rita Andrade, das 8 às 13 horas. A ação reuniu secretarias municipais e instituições parceiras, oferecendo atendimentos sociais, serviços de saúde, atividades educativas e culturais, ações esportivas e serviços de cidadania.

A iniciativa integra o Programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, coordenado pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO) e neste sábado foi realizada simultaneamente em 139 municípios. 

Durante a abertura, o prefeito de Paraíso, Celso Morais, afirmou que o Dia D reforça o foco do município nas políticas para a primeira infância e destacou que a mobilização conjunta das equipes é essencial para ampliar os atendimentos oferecidos às famílias.

“Quero agradecer a todas as equipes e instituições que se uniram para realizar este Dia D. A primeira infância continua sendo prioridade da nossa gestão, e ações como esta mostram a força do trabalho integrado. Dessa forma avançamos na construção de uma cidade que garante oportunidade e cuidado desde os primeiros anos de vida. ”, pontuou o Chefe do Executivo.

Falando em nome das pastas envolvidas diretamente no evento (Educação, Saúde e Assistência Social, Habitação e da Mulher) o secretário municipal de Educação, Deley Oliveira, ressaltou que, embora o foco do programa seja a primeira infância, as ações do Dia D alcançam toda a comunidade. “Isso amplia o acesso à informação e mostra que uma rede que cuida da infância também contribui para melhorar a vida de todas as famílias”.
“O nosso compromisso diário é garantir que cada criança, desde a primeira infância, avance na aprendizagem e chegue ao quinto ano lendo, escrevendo e produzindo textos com autonomia. Esse também é o desejo da gestão municipal, que tem reforçado a importância de levarmos esperança e oportunidades a todas as crianças, especialmente às que muitas vezes estão à margem. Estamos aqui hoje porque acreditamos nesse propósito e trabalhamos para que cada aluno tenha acesso a cuidado, proteção, estímulo e a uma educação que transforma vidas.”

A defensora pública Drª. Arlete Kelen reforçou que proteger os primeiros anos de vida é defender o próprio alicerce da sociedade. “ lA ciência já comprovou e a realidade nos mostra todos os dias que é na primeira infância que se define a arquitetura cerebral emocional e social do ser humano e o que perdemos nesta fase dificilmente iremos recuperar”.

Em junho de 2025, o prefeito Celso Morais firmou o Termo de Compromisso que formalizou a adesão de Paraíso ao programa, voltado ao fortalecimento das políticas para crianças de 0 a 6 anos e ao aprimoramento da gestão pública, com incentivo a boas práticas e soluções para o desenvolvimento infantil.

A abertura do Dia D contou com um momento devocional e apresentações culturais, reunindo autoridades e representantes de diversas instituições. Estiveram presentes o vice-prefeito Ubiratan Carvalho, vereadores, secretários municipais, além de representantes do Conselho Tutelar, Conselhos Municipais de Saúde,  Educação e Assistência Social e Secretarias de Estado Educação e da Igualdade Racial.

Programação

A programação contou com a participação de 17 instituições parceiras. Entre os serviços ofertados, a comunidade teve acesso a consultas, exames, vacinação, saúde bucal, aferição de pressão arterial e verificação de glicemia. Também foram realizadas apresentações de programas educacionais, ações inclusivas para pessoas com deficiência e matrículas de alunos novatos na rede municipal de ensino pelo Colab.

O público também contou com atendimentos relacionados aos serviços do CRAS, CadÚnico, CREAS, habitação e emissão da carteira do idoso, além de orientações jurídicas, atendimentos da Defensoria Pública, carteira de trabalho digital e cortes de cabelo masculino, entre outros. (Ascom/Fernanda Menta)