Fé, tradição e cultura no retorno da Romaria da Sucupira em Dianópolis

Neste final de semana, depois de dois anos sem a tradicional Romaria da Sucupira em Dianópolis, na região Sudeste do Tocantins, devido a pandemia, fiéis, devotos e romeiros, se reuniram para a saída das Folias de Nossa Senhora do Rosário e Divino Espírito Santo, marcando a retomada da peregrinação.

A celebração da saída das Folias, aconteceu na Capela de Nossa Senhora do Rosário e Divino Espírito Santo, no povoado que fica distante cerca de 30 quilômetros da cidade, onde todos os anos, na primeira semana de agosto, rezam em homenagem à Nossa Senhora do Rosário, reunindo milhares de fiéis e romeiros que vão até o local, para agradecer e renovar sua fé.

A Romaria deste ano, acontece entre 4 e 7 de agosto, com missas diárias, celebradas pelo Pároco Tiago Augusto Messias. A chegada das Folias, momento emocionante da festa, acontecerá na sexta-feira, 05 de agosto, quando foliões e romeiros se encontram na frente da Capela, depois de percorrem a região de sertão das Serras Gerais por 10 dias, visitando famílias, onde são recebidos em pousos nas fazendas, chácaras, levando a tradição e a fé da religião católica, saudando Nossa Senhora do Rosário e o Divino Espírito Santo.

Tradição secular dos dianopolinos, a Romaria da Sucupira teve início em meados do século XIX, quando um vaqueiro encontrou uma imagem de Nossa Senhora do Rosário entre os galhos de um pé de sucupira, dentre o sertão dianopolino e de Conceição do Norte.

Naquela localidade havia grandes jazidas de ouro, atualmente esgotadas pela extração.

Todos os anos a festa é marcada pela chegada das folias, levantamento dos mastros em honra à Nossa Senhora do Rosário e ao Divino Espírito Santo, missas, coroação de Nossa Senhora, batizados, Reinado do Divino, terço cantado, finalizando com a missa dos romeiros na segunda-feira.

A festa conta com Imperador e Imperatriz de Nossa Senhora e do Divino, alferes e mastreiros. “Estamos felizes em poder reencontrar nosso povo, reafirmar a nossa fé e celebrar a vida nestes quatro dias de festas na Romaria da Sucupira. Agradecemos a Deus por mais essa oportunidade e temos certeza de que será uma linda festa, de reencontros familiares, de união com Cristo e espiritualidade para que assim, possamos continuar avançando para águas mais profundas”, destacou Padre Tiago Augusto Messias.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins