
Fieis da Paróquia São Cristóvão, em Gurupi, sul do Tocantins, viveram uma experiência inusitada de fé e resiliência: participaram de uma missa ao ar livre e sob a iluminação de postes públicos, após a igreja ser alvo de furto da fiação elétrica. A cerimônia religiosa aconteceu na noite do último sábado, 2, com músicos improvisando e a comunidade se unindo mesmo diante da escuridão e do prejuízo.
De acordo com o diácono Wagner Batista de Araújo, essa foi a segunda vez que a fiação elétrica da igreja foi furtada, agravando uma série de prejuízos causados por criminosos. “Primeiro furtaram os canos de um dos nossos aparelhos de ar-condicionado, chegamos até a repor, mas furtaram de outros dois aparelhos. Logo após duas semanas desses furtos, vieram e levaram de mais dois, ou seja, quatro aparelhos. Então estamos celebrando sem ar-condicionado há mais de um mês, o que gerou um prejuízo de R$ 10 mil para a igreja”, relatou o diácono à imprensa.
Sem energia elétrica, a paróquia se adaptou para não cancelar a celebração. Os bancos foram levados para o lado de fora da igreja, e a iluminação dos postes da rua se tornou o único recurso para garantir a realização da missa. Os músicos tocaram de forma acústica, e os fiéis participaram com devoção e espírito comunitário.
Segundo a Polícia Militar, o furto foi registrado por volta das 19h15 do dia 2 de agosto. Após uma denúncia, uma equipe se dirigiu ao local e confirmou que a fiação havia sido arrancada. A PM realizou buscas nas imediações, mas nenhum suspeito foi localizado.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que o caso está sob responsabilidade da 87ª Delegacia da Polícia Civil de Gurupi, que já iniciou as investigações para tentar identificar os autores do crime.