
Um incêndio de grandes proporções destruiu, na madrugada desta sexta-feira, 5, áreas tradicionais de colheita de capim dourado em Mateiros, na região do Jalapão, leste do Tocantins. Segundo informações divulgadas pela página Jalapão Informa, aproximadamente mil hectares de veredas, áreas úmidas onde o capim dourado brota foram consumidos pelas chamas.
A tragédia ocorre a poucos dias da Festa da Colheita do Capim Dourado, marcada para acontecer entre os dias 12 e 14 de setembro, na Comunidade Quilombola Mumbuca, considerada o berço da tradição artesanal que tornou o capim dourado um símbolo cultural e econômico da região.
Moradores e lideranças locais lamentaram a destruição. A professora Sirlene Matos relatou a dor de ver as áreas tomadas pelo fogo. “Ver tudo queimado é uma dor que não cabe no peito”, afirmou.
O fogo já foi controlado, mas a dimensão do prejuízo ainda está sendo avaliada. Além do impacto ambiental e econômico, o incêndio ameaça a continuidade de uma tradição passada de geração em geração, que garante renda a centenas de famílias quilombolas e artesãs.
O capim dourado é utilizado na confecção de peças artesanais reconhecidas nacional e internacionalmente, representando não apenas a identidade cultural do Jalapão, mas também uma das principais fontes de sustentabilidade das comunidades locais.