
Evento acontecerá nos dias 10 e 11 de abril, no Centro de Convenções Vicentão e terá como tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.
A cidade de Porto Nacional será sede da etapa regional da 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá nos dias 10 e 11 de abril, no Centro de Convenções Vicentão, com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.
A conferência se propõe como espaço de deliberação democrática, fortalecendo o controle social das políticas públicas e garantindo a escuta ativa da população negra, indígena, quilombola, cigana e dos povos de matriz africana.
O evento compõe a etapa preparatória para a V Conferência Nacional (CONAPIR), convocada pelo Governo Federal, por meio do Decreto Presidencial nº 12.192/2024. Essa é uma ação conjunta do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR), da Secretaria de Igualdade Racial do Tocantins (SEIR) e da Secretaria de Cidadania e Justiça (SECIJU), com o apoio da Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Humano e Secretaria de Cultura e Turismo.
A iniciativa reafirma o compromisso com a construção de políticas inclusivas e igualitárias, dando voz às demandas históricas de segmentos étnico-raciais que buscam protagonismo nas decisões políticas e sociais do Estado.
A conferência é estratégica para a efetiva implementação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR) no Tocantins. É importante frisar que o estado possui 76% de população autodeclarada negra e 53 comunidades quilombolas certificadas, mas ainda enfrenta desafios críticos, como a regularização fundiária e a garantia de acesso a políticas públicas básicas.
Programação
A programação está organizada em três eixos temáticos: Democracia, Justiça Racial e Reparação. Entre os temas abordados estão: representatividade política, racismo ambiental, saúde da população negra, enfrentamento à violência contra comunidades quilombolas, políticas públicas para a população LGBTQIAPN+ e combate ao racismo religioso.
O evento contará com palestras de nomes de referência como a professora Iêda Leal de Souza, personalidade nacional do Movimento Negro, o presidente do CEPIR, professor Dr. Sérgio Roberto, e outros conselheiros e especialistas.
As atividades incluem debates em grupo, deliberação de propostas que serão levadas à etapa nacional, escolha de delegados e encerramento oficial.
Confira toda a programação:
10/04 (quinta-feira)
8h- Recepção e Credenciamento
8h30- Apresentação Cultural
Pontão de Cultura Estadual Tambores do Tocantins, Grupo de Dança Meninas de Tia Ré
9h10- Apresentação da Programação – Composição da Mesa de Abertura
Autoridades, Órgãos de PIR, Representantes do Conselho e Representantes dos segmentos da população negra, comunidades Quilombolas e Tradicionais
10h- Palestra Magna – Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial
Prof.ª Ieda Leal de Souza / Personalidade do Movimento Negro Nacional
11h- Apresentação e Discussão do Documento Base
Prof. Dr. Sérgio Roberto – Presidente do CEPIR
12h- Almoço
14h- Palestra Eixo 1 – Democracia
Prof. Dr. Sérgio Roberto Presidente do CEPIR
15h- Palestra Eixo 2 – Justiça Racial
Conselheiro Dr. Robson Tibúrcio dos Santos
16h- Palestra Eixo 3 – Reparação
Conselheira Me Janaína Costa
19h- Noite Cultural
Roda de Capoeira | Palco Aberto
Local: COMSAÚDE
11/04 (sexta-feira)
8h- Apresentação Cultural
Grupo de Suça Turma do Mel
8h30- Trabalho em Grupo/Debates Eixos
9h30- Plenária para definição das propostas que serão encaminhadas à etapa estadual
10h30- Escolha de delegados(as) para a etapa estadual
11h30- Outras deliberações
12h- Almoço
14h- Encerramento