Municípios

Profissionais da educação de Rio Sono anunciam paralisação para dia 23 e Sintet intensifica mobilização pela luta por direitos da categoria em municípios

Profissionais da educação de Rio Sono anunciam paralisação para dia 23 e Sintet intensifica mobilização pela luta por direitos da categoria em municípios

Profissionais da Educação de Rio Sono anunciam paralisação para 23 de abril

Em assembleia realizada no dia 9 de abril, os profissionais da educação do município de Rio Sono decidiram paralisar as atividades no próximo dia 23 de abril. A paralisação será acompanhada de uma nova assembleia da categoria e tem como objetivo protestar contra a falta de resposta da prefeita Valdeia Martins em relação à pauta protocolada em janeiro de 2025.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), também não houve retorno ao pedido de reunião enviado à gestão municipal. O silêncio da prefeitura tem gerado insatisfação entre os educadores, que cobram diálogo e avanços nas negociações por melhores condições de trabalho e valorização profissional.

“Todo nosso apoio ao movimento, esse é o compromisso do sindicato na luta pela garantia dos direitos da categoria”, disse o presidente do Sintet Regional de Miracema, Iata Anderson.

Rio dos Bois: prefeito agenda reunião com Sintet para discutir pautas da educação

O prefeito de Rio dos Bois, Joel Rufino, agendou uma reunião com a direção regional do Sintet Regional de Miracema para o dia 25 de abril, às 9h da manhã, na sede da prefeitura municipal.

O encontro foi solicitado pelo próprio gestor, que reconheceu a necessidade de diálogo com a categoria sobre pautas represadas da educação no município. Entre os assuntos em pauta, está a negociação para a implementação do reajuste salarial de 2025 dos profissionais da educação.

O presidente regional do Sintet em Miracema, Iata Anderson, estará presente na reunião e tem se destacado pela atuação firme na defesa dos direitos e da valorização dos trabalhadores da educação.

Barrolândia: Sintet discute ações judiciais com professores da rede municipal

O presidente do Sintet Regional de Miracema, Iata Anderson, e o assessor jurídico do sindicato, advogado Alex Freire, participaram de uma reunião online com os professores da rede municipal de ensino de Barrolândia, na quinta-feira, 10 de abril. O encontro teve como objetivo atualizar a categoria sobre o andamento das ações judiciais que visam garantir os direitos dos profissionais da educação no município.

Durante a reunião, foram debatidos os seguintes pontos:

  • Desconto sindical: garantido; piso do magistério: vitória parcial; 1/3 de férias: decisão mantida; jornada de 40 horas semanais: será solicitado o cumprimento; e Progressões: caso o atraso persista, uma nova ação será ajuizada.

O Sintet reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos e da valorização dos profissionais da educação, mantendo-se firme na luta por melhores condições de trabalho e respeito à legislação vigente.

Fonte: Sintet