
A cidade de Couto Magalhães viveu um dia de comoção nesta sexta-feira, 1º, com as últimas homenagens ao vereador Nelson Aulus Lemos de Sousa (PL), de 53 anos, mais conhecido como “Gordim”. O parlamentar morreu em um grave acidente de trânsito na tarde de quinta-feira (31), na TO-335, entre os municípios de Couto Magalhães e Colinas do Tocantins.
Nelson conduzia uma caminhonete que colidiu na traseira de um caminhão. Com o impacto, o vereador morreu ainda no local e ficou preso às ferragens. O corpo precisou ser retirado por equipes do Corpo de Bombeiros e foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Araguaína, sendo liberado em seguida para a família.
O velório teve início na residência do parlamentar e, posteriormente, seguiu para a Câmara Municipal, onde ele exerceu quatro mandatos consecutivos e era atualmente o vereador mais votado nas eleições de 2024, com 289 votos. Familiares, amigos, lideranças políticas e moradores da cidade prestaram as últimas homenagens ao político, conhecido por seu carisma e atuação próxima da população.
A Prefeitura de Couto Magalhães decretou luto oficial de três dias. Segundo o prefeito Júlio César Ramos Brasil (Republicanos), a decisão será publicada no Diário Oficial do Município. Durante o período, as bandeiras permanecerão hasteadas a meio mastro. O decreto reconhece o legado político de Nelson e os diversos serviços prestados à comunidade coutoense.
Além da homenagem da Prefeitura, a Câmara Municipal também decretou luto oficial e irá realizar uma sessão solene neste sábado (2), às 9h, no plenário da Casa Legislativa. A cerimônia deverá reunir autoridades, familiares, amigos e representantes da sociedade civil.
“O dia 2 de agosto será marcado por um momento de profunda emoção e respeito. Perdemos um amigo, um colega de luta e um grande defensor do povo de Couto Magalhães. Nelson deixa um exemplo de coragem, compromisso e dedicação que permanecerá vivo em nossa memória e em nosso trabalho”, declarou o presidente da Câmara, vereador Fernando Silva Gonçalves.
O sepultamento do corpo do vereador está previsto para ocorrer após o encerramento da sessão solene.
Detalhes do acidente
Conforme informações da Polícia Militar, o motorista do caminhão envolvido no acidente tem 33 anos e alegou que trafegava no sentido leste-oeste da rodovia quando foi surpreendido pela colisão traseira da caminhonete conduzida por Nelson. Durante a abordagem, os militares constataram que o condutor do caminhão não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH), motivo pelo qual foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O veículo foi liberado para uma testemunha vinculada à fazenda onde o motorista trabalha.